O mês de maio está sendo agitado por vários eventos, onde a questão do diálogo entre os setores tem sido apontado como uma das boas estratégias para a resolução de problemas e o encaminhamento de soluções. A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) está participando deles.
A primeira reunião foi do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal Internacional (The Forests Dialogue – TFD), que aconteceu dias 09 e 10 de maio em Roma (Itália) e que discutiu as ações a serem desenvolvidas pelo TFD em 2013. O TFD foi o responsável pela criação do Diálogo Florestal Brasileiro e tem acompanhado de perto as ações no Brasil, especialmente com a realização de eventos sobre temas importantes como o impacto das plantações, a silvicultura e a biodiversidade e o mais recente diálogo sobre os 4Fs (food, fuel, fibre and forests – alimentos, combustíveis, fibras e florestas), que aconteceu em Capão Bonito (SP). Miriam Prochnow é a representante da Apremavi neste conselho.
O outro evento é a I Conferência da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) sobre Florestas para Segurança Alimentar e Nutrição, que está acontecendo também em Roma, de 13 a 15 de maio de 2013. Cerca de 400 participantes de cerca de 100 países estão participando da conferência, que tem como objetivo ampliar o entendimento de que as florestas nativas, as florestas plantadas e os sistemas agroflorestais tem um importante papel na garantia da segurança alimentar e da nutrição das pessoas, especialmente nos países em desenvolvimento.
A conferência está sendo transmitida ao vivo e pode ser acessada no seguinte link. Diariamente também são postados sumários, relatórios e fotos.
Miriam Prochnow está participando da conferência e representará a Apremavi e o Diálogo Florestal Brasileiro no evento paralelo promovido pelo TFD, dia 14 de maio, que discutirá o tema 4Fs. Miriam falará sobre a visão das ONGs sobre a integração dos vários setores no Brasil. Para saber um pouco mais sobre a iniciativa acesse os documentos na página do The Forests Dialogue (Vários deles estão em português).