A Associação de Preservação do Ambiente e da Vida (Apremavi) passa por um momento histórico. Ganhou seu quinto prêmio Expressão de Ecologia com o case “Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação Federais e Estaduais – Oeste de SC e Centro-Sul do PR”, inaugurou o Centro Ambiental Jardim das Florestas e montará um novo projeto em parceria com a Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (Amavi). Mas nada disso teria sido possível sem a colaboração de muitas pessoas. Gente que conhece a seriedade da atuação da Apremavi, ajudou de alguma forma, seja preparando cucas ou pães ou trocando mudas por materiais de construção ou dinheiro.

A Apremavi agradece todos os colaboradores, funcionários e seus familiares e todos que ajudaram a entidade a trilhar seu caminho.

A festa de inauguração do Centro Ambiental foi realizada graças à colaboração de gente que doou produtos, serviços e seu próprio trabalho. Teve a participação de mais de 350 pessoas de 25 cidades de Santa Catarina e outras regiões do Brasil, inclusive com a presença da ex ministra do meio ambiente Marina Silva. Por isso, a Apremavi quer registrar seu agradecimento para Riolat Laticínios; Frigorífico Vale Europeu; Conservas Atalanta; Associação Agroecológica Semente do Futuro, Das Bier Cervejaria; Cairo Piske; Aureliano Scharf, Douglas Wiggers, Espaço Fiat e SDR de Rio do Sul.

Segundo João de Deus Medeiros, Chefe do Departamento de Botânica do Centro de Ciências Biológicas da UFSC, o evento foi um momento repleto de significados para a comunidade ambientalista de Santa Catarina e do Brasil. João destaca que: "Instalado num edifício moderno e funcional, construído integralmente através de doações de pessoas e empresas da região, reflete o reconhecimento e a integração do movimento ambientalista com outros setores e atores da sociedade. Fiel ao principio de trabalhar fiscalizando e denunciando ações predatórias, mas também trabalhando para a construção de soluções, a APREMAVI se consolidou como uma forte referencia nacional, e certamente com a inauguração do novo Centro Ambiental Jardim das Florestas, muitas outras promissoras iniciativas surgirão, encontrando agora o apoio logístico de uma estrutura moderna e funcional, o que em muito vai auxiliar para o sucesso da operacionalização de suas ações".

João destaca: "o prédio, dotado de um moderno elevador, estimula a inclusão garantindo fácil acesso a todos, que poderão ainda se valer de um estratégico mirante de onde se descortina a bela paisagem rural de Atalanta e a majestosa Serra do Pitoco. Entendo que não é a construção de um edifício que vai alterar a já consolidada linha de atuação da APREMAVI, mas a inauguração do Centro Ambiental fornece meios para que mais e mais pessoas possam conhecer, se integrar e usufruir dos relevantes trabalhos que a APREMAVI desenvolve na busca da construção de um mundo melhor para nós todos. Que o clima alegre e festivo que reinou na inauguração se mantenha e estimule a todos para manter vivo os ideais da APREMAVI".

Boxtop fazendo entrega do elevador à Apremavi. Foto: Edinho P. Schaffer.

Já para a Dra. Lucia Sevegnani, Presidente da Associação Catarinense de Preservação da Natureza, o centro de educação ambiental da Apremavi vem tornar possível a intensificação de atividades lúdicas ou científicas com cunho educacional no município de Atalanta – por meio de visitas e estudos junto aos projetos de recuperação, ao viveiro de mudas nativas, aliadas à palestras, jogos entre muitas atividades em grupo e individuais.

Ela destaca: "Durante as solenidades de inauguração do centro de educação ambiental foi notório a integração entre a APREMAVI e as diferentes comunidades, poder público e empresas do Alto Vale do Itajaí, mas com ampliação dessa integração com entidades e empresas do Sul do Brasil. A presença de personalidades ambientalistas como a Ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, mostra o quanto o trabalho da APREMAVI é referência no Brasil e como sua atuação política é importante".

O Centro Ambiental Jardim das Florestas existe porque 71 empresas e pessoas físicas acreditaram na sua importância para a região e para o Brasil. A Apremavi cita seus colaboradores, a seguir, em ordem alfabética, instituições, empresas e pessoas físicas, respectivamente:

Prefeitura de Altalanta
ONG BUND, de Heidelberg, Alemanha
Adami Madeiras
Agrocomercial Sandri
Albany Internacional
Arduino Nardelli
Atacados Juriel
Bento Materiais de Construção
Boa Vida Serviços Póstumos
Boxtop Elevadores
Bravo Ambiental
Casa do Agricultor Atalantense
Celesc Distribuição S/A
Cerâmica Princesa
Cerâmica Zepê
CFC Motocar
Comcal Ltda
Comercial Cebola Sul
Comercial F Tomio
Confederação Nacional das Revendas Ambev e das Empresas de Logística da Distribuição
Curt Schroeder S.A
D Concretos
Das Bier Cervejaria
DB Telecom
Delsoft Sistemas
Dresch Tratorvale
EMX Empreendimentos Imobiliários
Engecass – Tecnologia em Equipamentos
Federação Nacional das Associações de Pessoal da Caixa Econômica Federal
Flasch Pack Embalagens
Frahm Caixas Acústicas e Amplificadores
Frigorífico El’Golli
Gráfica Tambosi
Grupo D’Arruda
H Bremer e Filhos Ltda
Hotel e Resort Água de Palmas
Imobiliária Dalfovo
Irani Papel e Celulose
Irmãos Lippel & Cia Ltda
Kaizenmach Serv. De Solda e Usinagem
Klabin Papel e Celulose S.A
Lorenzetti S.A
Luxpoli Tintas
Madeiras Venturi
Malwee Malhas
Manturi Concretos
Melchioretto Engenharia
Mercedes Benz do Brasil
Metal Técnica Bovenau
Nardelli Materiais de Construção
Pinheiro Neto Advogados Associados
Renar Móveis
Revestir Tintas
Rioar Automação Industrial
Riomed Distribuição
Rohden Lignea
Scheller Madeiras
Schulle Contabilidade
Sigabem Filtros e Lubrificantes
Supermercado Archer
Supermercado Volmar
Taschibra
Telhas Hobus
To Bale Embalagens
Pessoas Físicas
Cairo Piske
Germano Purnhagen
Miriam Prochnow
Nara Guichon
Ney Stolf
Rubens Scheller
Valmor Chiquetti
Wigold Schäffer

A Apremavi convida a comunidade para conhecer o Centro Ambiental Jardim das Florestas, na estrada Alto Dona Luiza, Atalanta. Agende sua visita pelo telefone 47. 3535-0119. Confira as fotos da inauguração na página da Apremavi no Facebook.

Escada doada pela empresa Irmãos Lippel & Cia Ltda dá acesso ao mirante. Foto: Jessica Noveleto.

Pin It on Pinterest