No último quadrimestre foram realizadas 50 visitas de monitoria em propriedades atendidas pelo Projeto Araucária na região Oeste de Santa Catarina. Com estas visitas, foi verificada a recuperação, conservação e/ou reconversão produtiva de importantes fragmentos florestais da Mata Atlântica, a partir do isolamento de áreas e plantio de aproximadamente 45.000 mudas de árvores nativas.

O Projeto Araucária é desenvolvido pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Até chegar ao momento das monitorias, diversas atividades foram realizadas durante 02 anos de execução do projeto, entre elas reuniões de mobilização e inscrição dos agricultores interessados dos municípios envolvidos nesta região, planejamento ambiental da propriedade com identificação das áreas a serem trabalhadas e metodologia adotada, entrega de arames e mudas.

Nesta região o projeto Araucária foi desenvolvido em 7 municípios onde existem unidades de conservação procurando quando possível atender agricultores localizadas na zona de amortecimento ou próximo dessas áreas já conservadas, com o objetivo de contribuir em curto e médio prazo com a conexão de fragmentos florestais.  

Atuou também em sinergia com o programa SC Rural, buscando contribuir na efetivação de ações planejadas para o Corredor Ecológico Chapecó.

Entre as mudas utilizadas na recuperação das áreas, está a jaboticaba, araçá, canela, bracatinga, açoita-cavalo, aroeira, canafístula, canjerana, ipê, peroba, guabiroba, pau-andrade, louro-pardo, louro-cravo, comboatá, cereja, pitanga, goiaba, entre outras. Destaca-se também o plantio de erva mate, espécie nativa de grande importância econômica para a região.

Para Marluci Pozzan, técnica do Projeto Araucária “a visita de monitoria é um momento gratificante de ambas as partes: a equipe verifica o trabalho planejado em fase de concretização e o agricultor pode exibir com orgulho o trabalho realizado”.

Alceo Negri, extencionista da Epagri de Galvão, complementa “as visitas de monitoria, foram e são muito importantes, pois, mostra o caráter de seriedade e de compromisso do projeto, em ver realmente a aplicação do planejamento e do zelo pelos recursos públicos”. Destaca ainda que é possível perceber com a realização do projeto as mudanças que vem ocorrendo no município, e o despertar do interesse das pessoas em participar de ações de conservação e recuperação ambiental.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest