No dia 09 de outubro de 2014, foi realizada a 12ª Reunião Ordinária do Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias, no auditório da Secretaria de Educação do município de Passos Maia (SC). O evento contou com a participação dos conselheiros do Parque, como a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), que atua no conselho desde 2010.

O destaque da reunião foi a definição da logomarca do Parque, como resultado do trabalho emprendido pelo Conselho Consultivo, por meio do seu Grupo de Trabalho (GT) de Uso Público. A escolha foi permeada por um amplo e participativo processo de construção, que ocorreu mediante votação popular para seleção dos elementos que comporiam o desenho da logomarca. Diversas instituições foram envolvidas, como as escolas de Passos Maia, Ponte Serrada, comunidade da Celulose Irani, Consulta do Espaço Silvestre pela Internet e votação dos integrantes do Conselho. Após a seleção dos elementos, o ICMBio apresentou opções de logomarca, que foram discutidas e refinadas pelo GT, para posterior apresentação e deliberação do conselho.

Outros aspectos relacionados ao Uso Público estão sendo discutidos pelo conselho, como visitas de intercâmbio à Floresta Nacional de Chapecó e ao Parque Nacional Iguaçu. O objetivo é conhecer as práticas de gestão do Uso Público adotadas nestas áreas e que possam ser replicadas no Parque, uma vez que ele já está planejando trilhas e centro de visitantes nas áreas indenizadas.

Na reunião do Parque também foram entregues certificados aos conselheiros que participaram do Workshop Turismo de observação de aves para gestores de UCs, pousadas e empreendimentos turísticos, realizado pelo Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias, com apoio do Sebrae e Prefeitura de Passos Maia. Para Cleusa Gabiatti, conselheira representante do Clube de Mães da Bela Planície, de Passos Maia, a experiência de ter participado deste evento foi muito enriquecedora. “O Parque representa um grande potencial para o desenvolvimento da região e o turismo de observação de aves é uma atividade que pode contribuir com este objetivo”, enfatiza Cleusa.

Um dos desafios do Parque continua sendo sua regularização fundiária, pois a maior parte dos imóveis declarados como de utilidade pública ainda não foram indenizados. Entretanto, este processo está em andamento, e outras 04 ou 05 áreas podem ser compradas ainda este ano. Também há negociação para receber outras áreas por compensação de reserva legal.

Esta situação tem sido cobrada pelo conselho, que já demandou um incremento financeiro e humano na estrutura de gestão do Parque para efetivar sua implantação. A demanda ocorreu a partir das Moções que o conselho enviou ao ICMBio de Brasília. Elas destacam que o Parque já conta com plano de manejo e conselho em funcionamento, mas carece de mais servidores para dar conta da implementação das ações previstas, como regularização fundiária, educação ambiental, pesquisa, turismo, fiscalização. Este tema continuará sendo cobrado pelo conselho.

Também houve aprovação da versão revisada do regimento interno do conselho, discussão sobre a qualificação da comunicação entre conselheiros e a divulgação da Rede Gestora (REGE) do Corredor das Araucárias, iniciativa de planejamento que abrange a região do Parque, envolve alguns conselheiros e busca fortalecer parcerias para ações de conservação.

Aniversário

O aniversário de nove anos de criação do Parque Nacional das Araucárias foi comemorado no dia 19 de outubro, domingo, em Passos Maia, junto à festa da Paróquia São Jorge. Estiveram presentes conselheiros e apoiadores para divulgar informações e materiais relacionados ao PNA, assim como as atividades em andamento na região da unidade. O destaque foi o concurso de desenhos sobre o Parque, que animou as crianças presentes da festa. Houve ainda a exposição e venda de camisetas e aventais produzidos pelas “Amigas dos Roxinhos” e distribuição de mudas de plantas nativas doadas pelo Projeto Araucária, desenvolvido pela Apremavi com patrocínio da Petrobrás, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Fotos: Marcos Alexandre Danieli.

 

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest