Através da parceria entre a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro) e a Cooperativa dos Produtores de Mate e Ervas Medicinais (Coopamater), foram construídos dois viveiros para produção de mudas florestais nativas, nos municípios de São Domingos (SC) e Santa Terezinha (SC).

Cada viveiro terá capacidade para produzir 25.000 mudas/ano de diversas espécies nativas da Mata Atlântica, como a araucária, gabiroba, erva-mate, araçás, ipês, canelas, entre outras.

A construção desses viveiros faz parte das atividades do Projeto Araucária, que é desenvolvido pela Apremavi e patrocinado pela Petrobras. Para saber mais sobre o projeto, acesse aqui.

Cada viveiro conta com uma estufa com canteiros internos, sementeiras, canteiros externos, sistema de irrigação, além de galpão para armazenagem de materiais, enchimento das embalagens e repicagem das mudas.

As mudas produzidas serão utilizadas para o desenvolvimento das atividades previstas no projeto em 13 municípios de Santa Catarina, além de servir como apoio para a realização de atividades de educação ambiental.

Elcio Zavadniak, associado da Coopamater, comentou que acredita que o viveiro vai ser muito importante para o município e região: “vai ser importante para a cooperativa, porque através do viveiro conseguiremos a implantação de mudas de erva mate, ervas medicinais e outras mudas nativas”, destaca Elcio.

As orientações para a construção dos viveiros foram dadas pelo viveirista da Apremavi Luiz Esser, que contou com auxilio dos membros das organizações parceiras. Todos colocaram a mão na massa e auxiliaram na construção.

A manutenção dos viveiros e a produção das mudas será realizada pelo Grimpeiro e pela Coopamater e após o período de realização do Projeto Araucária – Agosto de 2013 a Agosto de 2015 – os viveiros serão doados as respectivas organizações, para que a comunidade possa continuar a fazer uso dos espaços.

A construção dos viveiro foi destaque na mídia. Confira a matéria veiculada na TV RIC MAIS, filiada da REDE Record: http://ricmais.com.br/sc/meio-dia-xanxere/videos/viveiro-florestal-inaugurado-em-sao-domingos-fornecera-gratuitamente-25-mil-mudas-nativas/

Fotos: Edilaine Dick e Marcos Alexandre Danieli

{%GALERIA%}

Sobre o Grimpeiro

O Grupo de Apoio à Gestão do Parque Estadual das Araucárias (Grimpeiro), com sede em São Domingos (SC) foi criado em 2011 com o objetivo de auxiliar na gestão do Parque Estadual (PE) das Araucárias.

O auxílio à gestão é feito através da realização de ações de educação ambiental, apoio à pesquisa científica e a integração da comunidade local com a unidade de conservação, entre outras ações.

A parceria da ONG com a Apremavi, através do Projeto Araucária, tem como obejtivo o apoio à mobilização dos moradores das comunidades vizinhas do PE das Araucárias e demais localidades de São Domingos, além de abrigar o viveiro de mudas nativas.

Sobre a Coopamater

A Cooperativa dos Produtores de Mate e Ervas Medicinais (Coopamater) com sede em Santa Terezinha (SC), conta com 28 cooperados. Foi criada em 2013 com a missão de apoiar o associativismo, o fortalecimento familiar com a participação de jovens e mulheres na decisão dos negócios, a agregação na geração da renda familiar e o estímulo às boas práticas na cultura da erva-mate e plantas medicinais.

Através do projeto Araucária está sendo realizado o planejamento ambiental das propriedades rurais das famílias associadas à cooperativa e a doação de mudas para a recuperação de áreas degradadas e implantação de sistemas agroflorestais.

Pin It on Pinterest