Durante o mês de março de 2014, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), através do projeto Araucária patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental e apoio do Governo Federal, realizou a entrega de 23.000 mudas de árvores nativas para 24 famílias moradoras dos municípios de Braço do Trombudo, Salete e Vitor Meireles.

As mudas foram doadas a partir do trabalho de mapeamento e o planejamento ambiental da propriedade rural, realizado pelos técnicos da Apremavi durante o período de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014.

Ajudar a recuperar a Mata Atlântica com espécies nativas como o ipê, araçá, pitanga, uvaia, jaboticaba, cereja, palmito, araucária, guabiroba entre outras, favorece a disponibilidade de frutas para consumo familiar, sendo que algumas podem ser processadas e transformadas em doces, sucos e geleias. Ajuda também a proporcionar melhor qualidade de vida e garantir disponibilidade de água para uso na propriedade rural.

O agricultor Ildo Eising, morador da comunidade de Santa Margarida em Salete, ao receber as mudas declarou que está muito contente com o projeto e disse que assim é possível recuperar as áreas de mata nativa: “hoje com a escassez da própria água vamos tentar proteger as áreas de nascentes e lugares onde não se tem quase uso, onde fiz o projeto o gado quase não vai ali porque é com declive muito acentuado e a área de nascente já era preservada eu só aumentei um pouquinho. Já que eu ia ganhar as mudas vamos aumentar a área. Eu fico feliz por ter recebido ajuda a gente entra com a boa vontade e vocês com as despesas ai já fica bom”, destaca o agricultor.

No Alto Vale do Itajaí o projeto conta com o apoio das Prefeituras e Secretarias de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios envolvidos, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri) e Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI).

Saiba mais sobre o Projeto Araucária.

Fotos: Aline Mayer, Daiana Tânia Barth e Morgana Freitas.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest