Preocupados com a conservação do meio ambiente e consequente a qualidade de vida, quatro turmas de alunos de escolas de Santa Terezinha e Dona Emma (SC) participaram nos dias 23 e 24 de outubro de 2014 de ações de educação ambiental.
As atividades foram realizadas através do Projeto Araucária, o qual é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) com patrocínio da Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.
As primeiras turmas contempladas no dia 23 foram alunos de 7º e 8º ano da Escola de Educação Básica Padre João Kominek do município de Santa Terezinha. Durante este dia as atividades iniciaram com uma conversa com a equipe do projeto e professores sobre a importância do plantio de espécies nativas da Mata Atlântica. Em seguida, foram plantadas 520 mudas com o objetivo de promover a arborização do Parque de Exposições Mata Nativa e sensibilizar os estudantes da importância da proteção na beira de rios e nascentes para preservar os remanescentes hídricos. Além de promover o enriquecimento de áreas presentes no parque com o plantio de espécies nobres como araucária, sassafrás, imbuia entre outras. Destaca-se que no Parque Mata Nativa, encontra-se uma das maiores araucárias do estado, a árvore é tão alta e exuberante que se faz necessário cinco pessoas para conseguir abraçá-la, uma verdadeira relíquia.
No dia seguinte, 24 de outubro, foram envolvidos os alunos de 5ª séries da Escola de Ensino Básico Lino Sardagna. Recepcionados pela equipe da Apremavi e pelo senhor Nelcio Lindner em sua propriedade, os alunos puderam ouvir um breve e interessante relato sobre a história do município de Dona Emma. Além de curiosidades, dicas e sugestões em como melhorar a paisagem e a qualidade de vida nas propriedades rurais. A equipe do Projeto Araucária contribuiu também com esclarecimentos acerca de programas e projetos para recuperação de áreas degradadas e adequação ambiental. Depois da conversa, caminharam em meio à mata e realizaram o plantio de 120 mudas nativas diversas em uma área que anteriormente era utilizada para pastagem. Os alunos estavam animados, especialmente porque cada um confeccionou uma estaca com seu nome para identificar as mudas que plantaram.
A intenção da equipe do Projeto Araucária e dos professores responsáveis pelas atividades com os alunos é que se faça um acompanhamento periódico dos plantios, com o acompanhamento do desenvolvimento das áreas e as devidas manutenções que o plantio necessita, afinal, as mudas não marcam apenas um momento, a intenção é se plantar e expandir a ideia de preservação, de cuidado, de zelo e respeito para com a natureza.
A aluna Luana Pereira Kniazevski da Escola de Educação Básica Padre João Kominek, conta o que acha da iniciativa: "Acredito que o Projeto Araucária é ótimo, uma visão de futuro para Santa Terezinha. Uma iniciativa nota dez da Apremavi que colaborará muito com o Meio Ambiente e com o paisagismo da nossa região, principalmente do Parque Mata Nativa. É na minha opinião um dos melhores e mais produtivos que ocorreram na cidade. Adorei mesmo, afinal nos trará muitas vantagens.
Durante as atividades os alunos receberam camisetas do Projeto Araucária como um incentivo a mais pela dedicação e esforço de cada um no processo. Fica o desejo de que possamos alimentar e espalhar essas ideias, para pouco a pouco mudarmos a realidade do nosso clima.
Fotos: Daiana Tania Barth.