A grande motivação para a realização do Projeto Araucária parte da necessidade de ações efetivas de recuperação e conservação de ambientes naturais, para tanto diversas atividades estão sendo realizadas desde agosto/2013 pautadas em metodologias práticas e participativas.
Assim é a rotina da equipe, corrida e bastante diversa. Contempla atividades de educação ambiental, identificação de interessados, mapeamento de propriedades, entrega de materiais, além de oferecer cursos, capacitações, oficinas e palestras.
O Projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.
Com indicativos traçados neste último quadrimestre, ambas as equipes das regiões do Alto Vale do Itajaí e Oeste, estão concentrados na realização de visitas de monitorias e de avaliação nas propriedades rurais das quais integraram-se ao Projeto. O objetivo das visitas é diagnosticar como estão os plantios nas áreas recuperadas, conservadas e enriquecidas com mudas de árvores nativas e ainda, fazer uma avaliação de satisfação com os agricultores familiares.
As famílias que foram visitadas pertencem aos municípios de Atalanta, Braço do Trombudo, Salete, Dona Emma, Vitor Meireles e Santa Terezinha. Ao todo serão 58 propriedades visitadas na região do AVI. Totalizando 110 propriedades atendidas até o final do projeto.
A combinação da monitoria com a avaliação fornece informações que ao mesmo tempo possibilitam uma gestão efetiva do projeto, mede-se se o cumprimento de metas e, ainda, reportam os resultados que foram alcançados, e serve ainda como ferramenta para melhoria do desempenho das ações propostas.
Os resultados encontrados até o momento são bem satisfatórios, porém em virtude da situação climática a que o estado de Santa Catarina vem passando nas ultimas semanas, algumas dificuldades foram encontradas em campo como dificuldades na construção de cercas para isolar os plantios, dificuldades em realizar os plantios ou até a mortalidade de mudas em função das enchentes e encharcamento excessivo dos solos. No entanto, com a ajuda técnica do projeto, esses desafios vão sendo superados.
Edilaine Dick coordenadora do projeto afirma estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados pelo projeto Araucária nesta região, através dos resultados alcançados é possível perceber que houve efetivo envolvimento das famílias participantes, que reflete inúmeros hectares de áreas conservadas e/ou recuperadas.
Nos mês de julho ainda é previsto o lançamento do vídeo do Projeto Araucária, que vai retratar os dois anos de trabalho do projeto e os resultados alcançados, além de trazer conceitos importantes para conscientização ambiental.