A Rede Gestora (REGE) do Corredor das Araucárias realizou a sua 5ª oficina nos dias 28 e 29 de Julho. O evento teve como sede o Centro Ambiental Jardim das Florestas, em Atalanta (SC). A oficina contou com a participação de 17 pessoas e sete instituições.

O Corredor das Araucárias objetiva viabilizar a conservação da Floresta Ombrófila Mista (FOM) por meio de ações em rede para o seu planejamento e implantação e abrange boa parte da Floresta com Araucárias existente nos estados do Paraná e de Santa Catarina.

No primeiro dia de oficina, foi realizada uma análise do impacto do Corredor das Araucárias como ferramenta de planejamento e articulação regional, além disso foram abordados dois temas pertinentes à rede. A primeira apresentação foi sobre “Práticas e aprendizados edificados pelo congênere no corredor do Rio Paraná”, feita por Marcelo Limont (Mater Natura). Em seguida, o professor Ronei Baldissera (UNOCHAPECO) falou sobre potencialidades para o futuro do Corredor das Araucárias, onde foram discutidas ideias de pesquisa e projetos para as áreas prioritárias do corredor.

O segundo dia de atividades iniciou com o pré-lançamento do vídeo “Projeto Araucária – Conservando e Recuperando a Mata Atlântica”.

O vídeo é considerado uma experiência de sucesso no Corredor das Araucárias e foi exibida com exclusividade para os participantes da rede. Após o vídeo, o grupo foi convidado a participar das visitas técnicas.

O material será exibido nos municípios de abrangência do projeto em diferentes momentos, escolas e universidades.

As visitas técnicas iniciaram pela propriedade da família Sieves, a qual de participa do projeto “Acolhida na Colônia” e da “Associação Agroecológica Sementes do Futuro”. Em seguida, o grupo conheceu uma área recuperada via Projeto Araucária na propriedade da família Pesenti. Para encerrar a oficina, o grupo realizou a trilha da Lontra e conheceu o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica.

A 5ª oficina da REGE Corredor das Araucárias marca o fim de mais uma fase da rede, esta que foi apoiada pelo Projeto Araucária no período de agosto de 2013 a agosto de 2015.

O Projeto Araucária é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobrás, por meio do Programa Petrobrás Socioambiental, e apoio do Governo Federal.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest