De 23 a 25 de outubro, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) realizou palestras no I Seminário de Sustentabilidade Ambiental, ocorrido itinerariamente nos municípios de Dionísio Cerqueira, Itapiranga e Maravilha, no extremo Oeste Catarinense. O seminário contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas. Leandro da Rosa Casanova, Engenheiro Florestal da Apremavi, falou sobre "Experiências em recuperação de Matas Ciliares", com base nos trabalhos realizados pela associação nos últimos 25 anos. Outro tema do seminário foi "Pagamento por Serviços Ambientais", que faz parte do Programa Produtor de Água do Rio Vermelho, ministrado pelo biólogo de São Bento do Sul (SC), Marcelo Hübel.

A iniciativa do evento foi do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio das Antas e Bacias Contíguas e teve como objetivo apresentar informações, instrumentos, estratégias e metodologias para efetuar a conservação e restauração das matas ciliares e áreas sensíveis, para promover qualidade, quantidade e regulação do fluxo de água no âmbito dessas bacias. Tudo isso para estimular os atores das bacias (poder público, sociedade civil e usuários de água) a criar mecanismos de incentivo financeiro aos proprietários rurais que aderirem ao Pagamento por Serviços Ambientais – PSA, a fim de proteger os mananciais e adequar as propriedades rurais à legislação ambiental.

O seminário teve como público alvo, técnicos e representantes de prefeituras municipais e associações de municípios, técnicos e acadêmicos da área ambiental, representantes de sindicatos dos trabalhadores, produtores rurais da região, outros representantes da sociedade e usuários de água.

Fotos: Leandro Casanova e Marcelo Hübel

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest