A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) realizou nos dias 12 e 13 de setembro de 2012, o Seminário “Gestão Participativa em Unidades de Conservação (UCs): uma experiência na Mata Atlântica”, na UNOCHAPECÓ, em Chapecó (SC)

O evento é etapa de encerramento do projeto “Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de UCs”, que conta com anuência e parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), apoio do PDA Mata Atlântica, e parceria de diversas entidades.

O seminário teve como objetivo promover a integração, socialização e troca de experiências entre os diversos atores sociais envolvidos na execução do projeto, especialmente os gestores e conselheiros das seis UCs envolvidas, educadores, estudantes e demais interessados.

A programação do evento iniciou com as boas vindas dadas por Edilaine Dick, coordenadora de projetos da Apremavi, seguindo com mesa de abertura e apresentação do contexto e motivação do projeto, ações realizadas e a programação do seminário, realizada por Marcos Alexandre Danieli, coordenador regional do projeto pela Apremavi.

A palestra da abertura foi proferida por Simão Marrul Filho, analista ambiental do ICMBio/APA da Baleia Franca, que abordou sobre a relação sociedade e meio ambiente e sobre gestão ambiental pública e as unidades de conservação. Detinha, especialista em gestão e educação ambiental junto ao Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (IPEMA), seguiu com a fala sobre educação e aprendizagem na gestão participativa de UCs.

Os participantes também puderam conhecer mais as UCs envolvidas no projeto, a partir do lançamento do vídeo “Floresta Nacional de Chapecó: um olhar sobre sua história” e do livro “Gestão Participativa em UCs: uma experiência na Mata Atlântica”.

Este livro tem como objetivo a divulgação, socialização e relatos da experiência do projeto realizado pela Apremavi, como forma de contribuir para um efeito multiplicador em diversos conselhos de UCs. Seu lançamento regional ocorreu durante o seminário em Chapecó, para o público do projeto, e o lançamento nacional será no VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, entre 24 e 27 de setembro, em Natal (RN).

As ações também foram enriquecidas com o vídeo “O Parque Nacional das Araucárias e a Estação Ecológica Mata Preta: unidades de conservação da Mata Atlântica”, além de palestras sobre as UCs estaduais, proferidas por Eduardo Mussatto, do Parque Estadual (PE) Fritz Plaumann, e Patrícia Maria Soliani (FATMA) e Juarez Caméra (GRIMPEIRO), representando o PE das Araucárias.

O segundo dia focou nos relatos de experiência e conversas sobre educação ambiental e conselhos consultivos de UCs, em sessões temáticas com a participação por afinidade. Após estas discussões, grupos de trabalho e discussões sobre os desafios e perspectivas para os temas, as informações foram socializadas em plenária, seguindo-se com os encaminhamentos e finalização do seminário, que é o ultimo evento do projeto que termina em setembro de 2012.

“Trabalhar nesse projeto foi uma experiência única que nos possibilitou expandir nossas amizades com os diferentes atores envolvidos e nossos conhecimentos sobre a gestão e funcionamento das UCs.

Agradecemos a todos os membros dos conselhos, gestores, educadores, comunidades e representantes de diversas entidades que nos receberam de maneira acolhedora e se integraram às ações propostas, permitindo que juntos déssemos um passo importante para a gestão participativa das seis UCs envolvidas no projeto.

Conselhos são formados por pessoas, que representam entidades e comunidades que querem fazer diferente e auxiliar na efetividade, implantação e gestão da UC. Desejamos sucesso a todos esses conselhos e conselheiros”.

Edilaine Dick, Marcos Alexandre Danieli e Alanza Mara Zanini
Equipe técnica do projeto

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest