No dia 15 de abril de 2015 foi realizado o Seminário Regional sobre Conservação Ambiental e Planejamento da Propriedade Rural, no município de Galvão (SC).
O evento reuniu 120 agricultores, técnicos e parceiros do Projeto Araucária, oriundos dos municípios de Abelardo Luz, Chapecó, Galvão, Passos Maia, Ponte Serrada e São Domingos.
A abertura do evento foi realizada com a palestra Conservação do solo e uso dos recursos naturais na propriedade rural, de Álvaro Luiz Mafra, professor da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Em seguida Edilaine Dick, coordenadora do Projeto Araucária, fez o lançamento da cartilha Projeto Araucária: Conservando e Recuperando a Mata Atlântica. O material é fruto da trajetória do projeto, e fala sobre o trabalho realizado, além de trazer orientações sobre questões legais da propriedade rural, serviços ambientais, orientações de como fazer o planejamento da propriedade rural, recuperação de áreas degradadas, entre outros assuntos.
As atividades da manhã encerraram com a palestra Legislação ambiental aplicada na pequena e média propriedade rural, ministrada por Leandro da Rosa Casanova.
Após o almoço, os presentes prestigiaram a palestra de Juliano Colett: O planejamento da propriedade rural e a bovinocultura de leite. Durante a explanação, a importância da sustentabilidade na propriedade rural foi bastante frisada, principalmente com a bovinocultura leiteira, atividade intensa da região oeste.
Para Eduarda Belotti, consultora no oeste da Fundação do Meio Ambiente (FATMA) no programa Corredor Ecológico Rio Chapecó, o evento foi muito importante, porque retratou a realidade da agricultura. Os agricultores se sentiram à vontade e absorveram bem as informações passadas, principalmente em relação ao uso e conservação do solo. Com relação ao Corredor Ecológico Rio Chapecó, foi importante porque possibilitou que outras pessoas conhecessem o trabalho desenvolvido na região. Inclusive algumas famílias demonstraram interesse em participar, porque o evento veio de encontro com o objetivo do programa.
O evento foi finalizado com uma feira de exposição de produtos produzidos pela agricultura familiar dos municípios atendidos, além de sementes crioulas para troca.
Durante todo o seminário, ficaram expostas fotografias dos agricultores atendidos, que retrataram as etapas do Projeto Araucária nas propriedades: planejamento ambiental da propriedade, entrega de arame, entrega de mudas e visita de monitoria.
O seminário teve como instituições parceiras a Unitagri, Cooperativa de Trabalho e Extensão Rural Terra Viva (Cooptrasc) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
Para Kátia Dalla Cort, da Epagri do município de Galvão, este seminário é um orgulho para nós da EPAGRI podermos ajudar, onde este projeto vai ao encontro do nosso trabalho diário, envolvendo diretamente a questão ambiental e sustentável perante nosso municípios. A garantia de que estamos podendo fazer algo por nossos agricultores nos faz querer trabalhar mais e mais para que se garanta a qualidade de vida no campo e assim naturalmente aconteça a sucessão familiar e não o êxodo rural.
O Projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.
Através do link abaixo é possível ter acesso ao conteúdo da cartilha do Projeto Araucária.