No dia 15 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Conservação do Solo, e nesse dia o Projeto Araucária, por meio da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) realizará o Seminário Regional sobre Conservação Ambiental e Planejamento da Propriedade Rural.

O evento ocorre na Câmara de Vereadores de Galvão e é destinado aos agricultores e parceiros do projeto Araucária na região oeste e demais interessados pelo assunto.

A programação inicia às 09h com cadastramento, café e abertura oficial, contemplando ainda palestras sobre os seguintes assuntos:

09h30: Conservação do solo e uso dos recursos naturais na propriedade rural;

10h45: Planejamento da propriedade rural e bovinocultura de leite;

13h30: Legislação ambiental aplicada na pequena e média propriedade rural;

14h30: Feira de produtos e troca de experiências entre os participantes.

A participação no evento é gratuita e os interessados devem confirmar presença, através do telefone: (49) 8834-8397. É possível também confirmar participação enviando um e-mail para:  eloisa@apremavi.org.br ou  marluci@apremavi.org.br.

A Epagri, Unitagri e Cooptrasc são parceiras na realização do seminário.

Durante o seminário ocorrerá o lançamento da cartilha "Projeto Araucária: conservando e recuperando a Mata Atlântica". A cartilha reúne informações, metodologias adotadas, atividades desenvolvidas, fotografias e relatos de pessoas beneficiadas pelo projeto e parceiros. A cartilha foi produzida pela equipe técnica e colaboradores e é um registro completo das ações do projeto.

O Projeto Araucária é uma iniciativa da Apremavi, patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Cartilhas já começam a ser distribuídas. 

No ano passado, durante a semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente – dia 05 de junho, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), através do Projeto Araucária, realizou diversas atividades com o objetivo de chamar atenção da comunidade local para a necessidade da conservação ambiental.

Na escola da comunidade Ribeirão Matilde em Atalanta, foram  realizadas, para todos os estudantes, palestras sobre as “características das espécies de árvores existentes no bosque da escola” e aplicação de jogo da memória com espécies nativas. Também foi realizado o plantio de mudas visando recuperação de mata ciliar na propriedade do senhor Luiz Pesenti.

Este ano para dar continuidade com os trabalhos de educação ambiental, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ribeirão Matilde está desenvolvendo o projeto  "RIBEIRÃO DAS PEDRAS: CUIDAR PARA CONSERVAR “, além do monitoramento que os alunos estão fazendo desta área onde foi realizado o plantio no ano passado, a Apremavi através do Projeto Araucária apoiará um segundo plantio da escola. Desta vez na propriedade do senhor Veroni Cascais visando a recuperação da mata ciliar justamente onde dois rios do município de Atalanta se unem num só e seguem com suas águas para o rio Itajaí-Açú em Ituporanga.

Para comemorar mais esta etapa a Apremavi fez a entrega da cartilha do projeto Araucária, fruto do trabalho da instituição em parceria com a comunidade.

Pin It on Pinterest