Entre os dias 02 e 05 de abril de 2014, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) participou do Seminário Nacional de Formação de Multiplicadores em Desenvolvimento Rural Sustentável e Adequação Ambiental nas Propriedades Rurais da Agricultura Familiar.
O seminário é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento Regional do Extremo Oeste do Paraná (ADEOP), foi realizado em Foz do Iguaçú (PR) e teve como papel principal formar multiplicadores em desenvolvimento rural sustentável.
Com o objetivo de capacitar lideranças e entidades ambientais e rurais no âmbito da Educação Ambiental, dando ênfase na regulamentação ambiental das propriedades rurais de acordo com o Novo Código Florestal – Lei 12.651/2012, foram realizadas palestras e troca de experiências entre os participantes, trabalhos em grupo de acordo com o bioma de cada região, além de uma atividade de campo para conhecer as iniciativas do extremo oeste do Paraná.
Foi elaborado um esboço de cartilha que servirá de guia para os agricultores familiares utilizarem em suas propriedades. Esta cartilha separa as diferentes regiões do Brasil e aponta em cada uma delas o que foi realizado com sucesso no planejamento das propriedades rurais.
Outro resultado do seminário foi a criação de uma rede para troca de informações, essa rede é um espaço virtual para divulgação de atividades, ações e contribuições.
A próxima etapa é a realização dos seminários regionais, que ocorrerão em Recife, Goiânia, Manaus, Belo Horizonte e Curitiba. Com o objetivo de formar 400 multiplicadores que atuarão em suas respectivas regiões. Em Santa Catarina, a Apremavi auxiliará na divulgação e indicação de multiplicadores com atuação na agricultura familiar
Para Edilaine Dick, coordenadora do Projeto Araucária desenvolvido pela Apremavi, a participação da instituição nesse tipo de evento é muito enriquecedora: "pois nos permite conhecer os trabalhos desenvolvidos em outros estados e ver o que pode ser aprimorado nos projetos que vem sendo desenvolvidos em Santa Catarina.
Fotos: Thiago Ribeiro Nogueira