Nos dias 24 e 25 de abril de 2013, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) através do Projeto “Florestas Sustentáveis”  realizou com agricultores familiares de Santa Terezinha e Vitor Meireles (SC), visita de campo ao município de Turvo (PR).

O grupo formado por jovens, mulheres, homens, pessoas da terceira idade e técnicos, mesmo após 10 horas de viagem para chegar até o destino, manteve o bom humor e expectativa pela busca e troca de informações. Vanderlei Cardoso, agricultor de Vitor Meireles e morador da ARIE da Serra da Abelha, avaliou que uma viagem como essa é uma grande oportunidade:  “esses intercâmbios que nem essa viagem para a gente tem grande valia, porque a gente adquire novas experiências, aprende com pessoas que também já batalharam”, afirma o agricultor.

Nesses dois dias, os agricultores tiveram a oportunidade de conhecer 03 propriedades que fazem parte da Cooperativa de Produtos Agroecológicos Florestais e Artesanais de Turvo (Coopaflora) que aliam a produção com a conservação ambiental, através da produção de erva-mate e plantas medicinais de forma orgânica em respeito à legislação ambiental.

A Coopaflora  atualmente embala e comercializa chás no comércio local e para o grupo Pão de Açúcar, comercializa também erva-mate e outras plantas nativas pré-beneficiadas para São Paulo e países como Alemanha, Suíça e França. As estruturas utilizadas para o beneficiamento das plantas também foram visitadas.

Durante a visita os agricultores também foram recebidos por Roseli C. Eurich uma das coordenadoras do Instituto Agroflorestal Bernardo Hakvoort (IAF), instituto que presta assistência técnica e apoio para o funcionamento da cooperativa. Na conversa, foi possível ter ideia dos desafios enfrentados pela cooperativa e para a realização do comércio desses produtos advindos da agricultura familiar, assim como conhecer as boas perspectivas de futuro.

Roseli também ressaltou a importância do trabalho das mulheres para o início das atividades da cooperativa e afirma que a cooperativa é o nosso negócio: "nós não temos chefe, somos nós quem decidimos os rumos, somos responsáveis pelos acertos e pelos erros. O desafio para os novos grupos que querem formar uma cooperativa é a burocracia, mas acho que é uma grande saída, não vejo outra forma de organização que possibilite você somar e depois dividir junto o que você consegue se não for uma cooperativa”, ressalta a coordenadora.

Ao final da visita Ana Pchebelbossy, agricultura de Santa Terezinha declarou: “a gente vai levar uma bagagem de viagem que acho o ônibus não vai conseguir carregar, é muita coisa boa que vimos e aprendemos”.

Fotos: Edilaine Dick e Marcos Alexandre Danieli

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest