No dia 08 de novembro, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), recebeu a visita da turma de Ciências Rurais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Campos de Curitibanos (SC). O objetivo da visita foi o de fundamentar os conhecimentos das disciplinas de Conservação e Uso da Biodiversidade e de Reprodução Vegetal, ministrada pela professora Neusa Steiner.
A turma foi recepcionada no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica pelo Presidente da Apremavi, Edegold Schäffer e pela técnica Jaqueline Pesenti, os quais apresentaram os trabalhos da instituição e, na sequência, realizaram a caminhada pela Trilha da Lontra que dá acesso à cachoeira Perau do Gropp, considerada uma das mais belas da região com 41 metros de queda. No retorno da trilha, puderam conhecer o museu histórico Wogeck Kubiack.
Ao meio dia os alunos saborearam um almoço colonial servido na propriedade "Paraíso das Trutas", onde puderam conhecer o projeto Acolhida na Colônia, um exemplo de turismo rural seletivo, que funciona como importante alternativa de renda para os agricultores da região.
No período da tarde, acompanhados pelo engenheiro florestal Leandro Casanova, conheceram uma área recuperada com espécies nativas da Mata Atlântica há seis anos com o propósito de se tornar uma área demonstrativa, não só de recuperação ambiental, mas também para exploração econômica no futuro.
Conheceram também o Viveiro de mudas nativas Jardim das Florestas da Apremavi e acompanharam de perto todo o processo de produção de mudas que vai desde a semeadura, enchimento dos saquinhos e a repicagem das mesmas, sempre com supervisão e colaboração dos funcionários da Apremavi Sidnei Prochnow e Geraldo Sauer.
De acordo com a professora Neusa da UFSC – Campus de Curitibanos, "a turma foi muito bem recebida pela equipe da APREMAVI. A visita permitiu a visualização do sistema de coleta de sementes e produção de mudas nativas, educação ambiental, conservação e valoração do ecossistema local. É uma oportunidade que os estudantes de graduação têm em visualizar, discutir e analisar criticamente diferentes estratégias de Uso e Conservação de Biodiversidade".
Agende sua visita!
Telefone: (47)3535-0119
E-mail: info@apremavi.org.br / viveiro@apremavi.org.br