De 01 a 04 de outubro de 2013, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) reuniu colaboradores e voluntários com o objetivo de promover um encontro para motivação e capacitação da equipe e acolher novos colaboradores em um ambiente harmonioso e agradável.
A capacitação foi realizada no Centro Ambiental Jardim das Florestas através do Projeto Araucária patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental. O projeto será realizado no período de agosto/2013 a julho/2015.
No primeiro dia de trabalho uma dinâmica, utilizando fotos expostas no Centro, teve o objetivo de fazer a integração da equipe. A história da Apremavi foi reconstituída através dos relatos baseados nas fotos, com cada colaborador evidenciavam fatos e eventos envolvendo a instituição, falando em seguida do seu papel enquanto colaborador da Apremavi.
As colocações feitas demonstraram a satisfação de todos em trabalhar na instituição, Eu sou muito feliz em trabalhar na Apremavi, destacou a estagiária Jéssica Teresinha Novelletto; Me realizei pessoalmente com o trabalho voluntário na Apremavi, falou o vice-presidente Urbano Schmitt Junior; É um desafio positivo trabalhar na Apremavi, comentou o técnico ambiental Marcos Alexandre Danieli.
Biodiversidade catarinense, sistemas agroflorestais, restauração florestal, legislação ambiental, serviços ambientais, a importância da Mata Atlântica foram alguns dos temas abordados durante os 04 dias de capacitação. Além de palestras, visitas de campo para conhecer as experiências práticas e jogos de Educação Ambiental, outras dinâmicas foram realizadas pela própria equipe da Apremavi e voluntários, entre eles a professora Lucia Sevegnani, Rainer Prochnow extensionista da Epagri e Wigold Schaffer fundador da Apremavi.
A troca de experiência entre os técnicos dos diferentes projetos desenvolvidos pela Apremavi, a partir da apresentação dos projetos, resultados obtidos e metodologia adotada, foi de extrema importância para o planejamento das diversas atividades previstas no projeto Araucária, como o planejamento e mapeamento das propriedades a serem envolvidas e ações de recuperação e conservação da Mata Atlântica.
Fotos: Edilaine Dick, Jessica Noveletto e Wigold Schaffer.