A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) acaba de lançar o Mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais do Alto Vale do Itajaí. O mecanismo que pretende ser uma ferramenta transparente e mensurável de pagamento por serviços ambientais de sequestro de carbono e emissões evitadas (através da restauração e conservação florestal) foi lançado durante o evento Top Turismo ADVB/SC 2012 e num Seminário sobre Serviços Ambientais.

O mecanismo é resultado do projeto PSA Carbono que a Apremavi vem desenvolvendo no Alto Vale do Itajaí, com apoio do Funbio, dentro do Edital do AFCOF II, uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, a GIZ e o Ministério do Meio Ambiente do Brasil.

No seminário, que aconteceu no dia 10 de outubro na cidade de Atalanta (SC), além da apresentação e debate sobre o funcionamento do mecanismo, foi realizada uma palestra sobre serviços ambientais e uma mesa redonda sobre outras iniciativas e sobre os desafios da captação de recursos para projetos de PSA. O seminário contou com a participação de 50 representantes de várias instituições governamentais e não governamentais.

No dia anterior, 09 de outubro, o mecanismo havia sido lançando no evento Top Turismo ADVB/SC 2012, que aconteceu na cidade de Penha, no Parque Beto Carrero World, para divulgar os premiados com o TOP TURISMO ADVB/SC. O lançamento do mecanismo neste evento, que contou com mais de 200 participantes, foi resultado de uma parceria assinada entre a Apremavi e a  Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Santa Catarina (ADVB/SC), que tem como objetivo a elaboração de inventários de emissão de gases de efeito estufa gerados pela organização e realização dos eventos Top Turismo ADVB/SC 2012 (09.10.2012) e Top Turismo de Marketing e Vendas ADVB/SC 2012 (28.11.2012), bem como a assessoria referente à compensação das referidas emissões.

O prêmio TOP TURISMO ADVB/SC foi instituído com o propósito de reconhecer, incentivar e premiar ideias, lideranças, iniciativas, estruturas, ações públicas e privadas que contribuem para a imagem, atração, preservação, incremento e a consolidação deste importante setor da economia catarinense.

A parceria entre a Apremavi e a ADVB/SC está sendo responsável pelo primeiro projeto de restauração dentro do Mecanismo PSA Alto Vale do Itajaí, que será realizado no município de Rio do Oeste (SC).

O próximo passo para a implantação do mecanismo será a assinatura dos termos de compromisso para a efetivação do Arranjo Institucional e o lançamento de uma chamada para o cadastramento de propriedades potenciais.

Todos os detalhes sobre o mecanismo serão publicadas em breve na seção Serviços Ambientais, neste site.

Fotos: Divulgação ADVB/SC e Arquivo Apremavi.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest