Com um dia de sol radiante e muita animação. Foi assim que começou a movimentação da equipe de colaboradores da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e seus familiares para a visitação ao Parque Nacional (PARNA) das Araucárias, Parque Estadual (PE) das Araucárias e Quedas do Rio Chapecó.

As visitas foram realizadas nos dias 21 e 22 de novembro de 2015 e contaram com os colaboradores dos escritórios da instituição em Chapecó, Rio do Sul e Atalanta, em Santa Catarina, e Curiúva e Imbaú, no Paraná.

Após o almoço colonial na Coperfaps, em Ponte Serrada, a tarde do dia 21 foi destinada a visitação do PARNA das Araucárias, localizado em Passos Maia e Ponte Serrada. A visita iniciou com uma conversa sobre aspectos gerais do parque, seguida da visita a primeira área indenizada e aberta para visitação pública. Esta trilha está aberta desde o dia 25 de outubro de 2015, sendo que as visitas ocorrem de forma agendada.

A visita foi coordenada pelo gestor da UC, Juliano Rodrigues de Oliveira, do ICMBio, e contou com a colaboração de Diandra Dequigiovani, da Prefeitura de Passos Maia, Ivandre Bocalon, prefeito deste município e do grupo de Protetores Ambientais de Ponte Serrada.

Roda de conversa sobre o Parque Nacional das Araucárias. Foto: Edegold Schaffer.

Na oportunidade, Wigold Schaffer, conselheiro da Apremavi, relatou o histórico da criação do Parque, sua relevância para a conservação da floresta com araucárias e a importância do envolvimento dos jovens na continuidade dos trabalhos. Edilaine Dick, coordenadora de projetos na instituição, ressaltou a influencia positiva das atividades realizadas pela Apremavi desde o processo de criação do PARNA e atualmente da realização do Projeto Araucária, no contexto regional para a conectividade do parque com as propriedades vizinhas. Também foi realizado um plantio de mudas nativas na trilha do Parque, para simbolizar a visita.

Após o descanso na Vila Milani, no dia seguinte, muito cedo, todos já estavam animados para a visitar o PE das Araucárias, em São Domingos, unidade estadual, administrada pela Fatma, que conta com apoio do Grimpeiro na sua gestão.

Toda a visita foi conduzida pela equipe do Grimpeiro. Marcos Alexandre Danieli, coordenador de projetos na Apremavi, também aproveitou o momento para falar dos trabalhos desenvolvidos no entorno, do processo de revisão do plano de manejo e também do Projeto Araucária desenvolvido nos municípios da região.

Para finalizar, nada como se deliciar com a paisagem das quedas do Rio Chapecó em Abelardo Luz e ter a certeza de que a contribuição da Apremavi no suporte a essas UCs e desenvolvimento de projetos na região, contribuem para essa importante bacia hidrográfica do estado de Santa Catarina.


Quedas do Rio Chapecó, em Abelardo Luz. Foto: Edegold Schaffer.

Para Mauricio Reis, coordenador regional do Projeto Matas Legais no Paraná, foi um momento único: "conhecer de perto as ações que são desenvolvidas nessa região, além de contemplar a riqueza das belezas naturais das áreas visitadas foi gratificante. Valeu a pena percorrer mais de 600 km de estrada”, destaca.

Toda a família Apremavi deseja sucesso e vida longa a essas Unidades de Conservação, que cada vez mais tenham condições de contribuir com o seu papel na natureza, e contem com pessoas empenhadas na sua gestão.

Outras fotos da excursão podem ser acessadas na página do Facebook da Apremavi.

Pin It on Pinterest