No dia 22 de setembro de 2008, o presidente e a secretária executiva da Apremavi, Edegold Schäffer e Maria Luiza Schmitt Francisco, estiveram visitando a organização ambientalista BUND (Bund Für Umwelt und Naturschutz Deutschland) na cidade de Heidelberg, na Alemanha.

Coincidência ou não, há exatos 10 anos, no dia 22 de setembro de 1998, Miriam Prochnow, então presidente da Apremavi, fazia a primeira visita ao BUND, dando início a uma parceria que envolve mais do que as duas instituições. Envolve duas cidades: Atalanta e Heidelberg.

Os representantes da Apremavi foram recepcionados pelo Diretor Presidente do BUND, Dr. Gerharht Kaiser, pela Gerente de Negócios Brigitte Heinz, pelo Coordenador Institucional Stephan Pucher e por Ilge Wilhelm. A primeira atividade do encontro aconteceu na tarde do dia 22, quando os integrantes da Apremavi puderam conhecer a sede administrativa do BUND e fazer uma importante reunião entre Apremavi, BUND e duas vereadoras do Partido Verde da cidade de Heidelberg. Na reunião foram mostrados os trabalhos que estão sendo realizados pela Apremavi no Brasil, em especial os desenvolvidos com os recursos vindos diretamente da cidade de Heidelberg.

Efetivamente os recursos dessa parceria começaram a ser repassados em 1999 e são usados para a implantação de Bosques, denominados “Bosques de Heidelberg no Brasil”. Até o momento, já foram plantadas mais de 60 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

O BUND é uma organização da sociedade civil alemã que luta pela preservação do meio ambiente. Atualmente, tem mais de duas mil filiais espalhadas por toda Alemanha e apóia projetos em vários países da América do Sul, Ásia e África, além da própria Alemanha.

O evento mais importante do encontro aconteceu na noite do dia 22. Edegold Schäffer fez uma apresentação institucional da Apremavi e também do Projeto “Heidelberger Wäldchen in Brasilien” (Bosques de Heidelberg no Brasil). O evento foi realizado no auditório do Instituto para Energias Sustentáveis e Desenvolvimento Ambiental (IFEU – Institut Für Energie und Umweltforschung) e contou com a participação de 27 pessoas.

O presidente do IFEU, Ulrich Höpfner, é um dos colaboradores do programa, tendo feito várias doações. No evento também esteve presente Wilfried Hartmann, que também é um dos colaboradores do programa e inclusive esteve visitando Atalanta em dezembro de 2007, com sua esposa, verificando "in loco" a aplicação dos recursos doados.

Em comemoração ao jubileu de 30 anos, o Instituto Ifeu efetuou uma doação equivalente ao plantio de 3.000 árvores para o projeto “Bosques de Heidelberg”. Uma doação equivalente já havia sido efetuada na ocasião do jubileu de 25 anos.

Dr. Ulrich Höpfner, diretor do instituto, oficializou a doação durante a visita de Edegold e Maria Luiza.

Na oportunidade, a Gerente de Negócios do BUND, Brigitte Heinz também anunciou que em outubro, quando acontece a festa do outono na cidade de Heidelberg, será lançada a tradicional campanha de natal, onde uma parte dos recursos arrecadados com a venda de cartões de natal serão repassados para a Apremavi plantar mais árvores dentro da parceria existente.

Entre as pessoas que estiveram no evento, destaca-se a presença do Engenheiro Mecânico Ângelo Sardá, brasileiro, natural da cidade de Rio do Sul (SC) e que está morando há 11 anos na cidade de Darmstadt – Alemanha. Ângelo é parceiro da Apremavi no plantio de árvores nativas no Alto Vale do Itajaí e teve uma participação muito importante na intermediação dos contatos para que este encontro da Apremavi com o BUND em Heidelberg se tornasse possível.

Após o encerramento da apresentação, Edegold e Maria Luiza foram convidados para um jantar de confraternização, regado com a tradicional cerveja alemã.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest