No dia 30 de outubro de 2014 foi realizada a 2ª Etapa da Oficina de Capacitação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Rio Canoas, que também contou com a posse do conselho e visita ao Parque. O evento foi promovido pela Associação de Preservação do Meio Ambiente (Apremavi) em parceria com a Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA). Realizado no Salão Paroquial de Santa Rita, Distrito Ibicuí, Campos Novos (SC), a oficina deu continuidade à 1ª etapa de capacitação do conselho.

O encontro contou com 25 participantes, entre conselheiros e equipe do projeto. O objetivo principal foi aprofundar o conhecimento sobre o Plano de Manejo do Parque Estadual Rio Canoas e aproximar o conselho à área desta Unidade de Conservação (UCs).

Leila Alberti, chefe do Parque Estadual Rio Canoas, falou sobre o Plano de Manejo, citando que este documento orienta a implantação e funcionamento da Unidade. Abordou também sobre a zona de amortecimento do Parque, indicando que ela tem por objetivo amenizar possíveis impactos à área e funcionar como um local estratégico para parcerias. Marcos Eugênio Maes, da CODAM – Coordenadoria de Desenvolvimento Ambiental – Joaçaba, complementou a apresentação, e apresentou o que o plano de manejo prevê de normatização nesta zona.

Além da capacitação, outro destaque do encontro foi a posse do conselho. Ela ocorreu logo após a oficialização da criação do conselho, a partir da Portaria nº 183/2014, que foi publicada no Diário Oficial de Santa Catarina dia 06 de outubro de 2014.

O encontro também contou com uma visita técnica ao Parque. O objetivo foi aproximar o conselho do Parque, aprofundar o conhecimento de suas características gerais e atributos da zona de amortecimento e entorno e promover a integração entre os conselheiros e a gestão da UC. Nesta integração, destaque para o almoço servido na Lanchonete do Tiago, no Distrito do Ibicuí, local de acesso principal ao Parque.

Marcos Alexandre Danieli, coordenador de projetos da Apremavi, destaca que o processo de formação, formalização e capacitação do conselho consultivo do Parque Estadual Rio Canoas representa um importante avanço para a implantação desta Unidade de Conservação Estadual. “O Parque e região onde se insere agora passam a contar com um grupo privilegiado, diversificado e capacitado, com representantes de diversas instituições dispostas a contribuir com gestão da Unidade”, cita. 

Carlos Eduardo Soares, da Gerência de Unidades de Conservação e Estudos Ambientais da Fatma, ressalta a importância das parcerias entre Poder Público e Sociedade Civil para uma agenda comum, que é o apoio às Unidades de Conservação. “A capacitação e oficialização do Conselho Consultivo do Parque Estadual Rio Canoas são etapas essenciais à gestão da Unidade de Conservação e só foram possíveis graças a parceria entre FATMA e Apremavi”, conclui.

O processo de formação, formalização e capacitação do Conselho Consultivo do Parque Estadual Rio Canoas integra o Projeto “Planejamento e Capacitação em Unidades de Conservação”, coordenado pela Apremavi e financiado pelo Tropical Forest Conservation Act (TFCA), por meio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest