Setembro é um mês marcado pelo início da primavera, a estação das flores. Para comemorar esse mês e também auxiliar para o aumento de nossa área de florestas nativas na região do Alto Vale do Itajaí, foram entregues aproximadamente 11.000 mudas de árvores. A ação ocorreu através do Projeto Araucária, que também objetiva deixar as propriedades rurais mais belas.
O Projeto Araucária é realizado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), com patrocínio dla Petrobras por meio do programa Petrobras Socioambiental.
As famílias que foram contempladas nesta etapa estão inscritas no Projeto e residem nos municípios de Salete, Dona Emma e Vitor Meireles. Com o plantio dessas mudas serão recuperadas, principalmente, áreas de preservação permanente (APPs) localizadas no entorno de rios e nascentes, melhorando assim a disponibilidade de água nas propriedades rurais.
O trabalho não pára por aí, no mês de outubro serão entregues mudas em Atalanta e Braço do Trombudo. Serão realizadas também, atividades de educação ambiental em Santa Terezinha e Dona Emma.
A grande motivação para a realização do Projeto Araucária parte da necessidade de ações efetivas de recuperação e conservação de ambientes naturais, para tanto, o apoio e a parceria dos proprietários rurais é de extrema importância.
As mudas entregues são produzidas no Viveiro de Mudas Nativas Jardim das Florestas da Apremavi em Atalanta, e no viveiro florestal instalado pelo projeto no município de Santa Terezinha.