Com apoio da Associação de Preservação de Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), foi realizada no dia 15 de outubro de 2013, em Santa Terezinha (SC) a assembleia de fundação da Cooperativa de Agricultores Familiares Produtores de Mate e Ervas Medicinais.
A assembleia contou com a presença de 60 pessoas, principalmente agricultores familiares, assinando o livro de sócio fundador 26 cooperados.
A formação da cooperativa é fruto de um trabalho de articulação e mobilização que a Apremavi vem desenvolvendo com agricultores familiares de Santa Terezinha e Vitor Meireles, desde 2012 e que contou com apoio do Fundo Socioambiental Casa.
Nesse período foram realizadas visitas técnicas , dias de campo , e diversas reuniões de mobilização, pesquisa de mercado. Destaca-se que a organização de todas as atividades ficou a cargo dos agricultores, que se esforçaram em formar um grupo sólido e foram convidando vizinhos e amigos com potencial para participar da cooperativa.
Segundo Leandro da Rosa Casanova, assessor florestal da Apremavi, A formação da Cooperativa foi um marco importante junto ao grupo de agricultores de Santa Terezinha, pois, demonstrou a maturidade envolvida nessa caminhada que de maneira articulada e com propósitos culminou em uma organização que terá como missão fortalecer o associativismo, o fortalecimento familiar com a participação de jovens e mulheres na decisão dos negócios, agregação na geração da renda familiar e as boas práticas na cultura da erva-mate.
Todos os cooperados serão atendidos pelo Projeto Araucária desenvolvido pela Apremavi, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, através do qual será realizado o planejamento das propriedades, implantação de sistemas agroflorestais e recuperação de áreas degradadas.
Fotos: Edilaine Dick e Vanderlei Cardozo