A sexta-feira, dia 10, foi de alegria, brincadeiras e de muita comemoração em Atalanta. A equipe da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, (Apremavi) realizou uma programação especial para cerca de 100 crianças. Foram os alunos da Escola Municipal de Educação Fundamental Vila Gropp, que fica próxima ao parque, que participaram das atividades alusivas ao Dia da Criança.

Tanto no período da manhã, quanto no da tarde, estudantes das turmas do 1º ao 5º ano assistiram um filme no auditório do Parque, com direito a pipoca. Logo depois participaram de uma gincana de “caça ao tesouro” e tiveram que percorrer por todo o local para conseguirem desempenhar a tarefa. Eles participaram ainda de brincadeiras que continham conteúdo de educação ambiental e trabalhos em equipe.

Todos se integraram e tiveram que desenvolver as atividades em grupo, o que despertou a união entre todos. Para a diretora da escola, Marileia Zanelato Bagio ações como esta são muito importantes para as crianças: “Eu considero este tipo de atividade muito importante, pois é nesta idade que a semente da conscientização e do respeito ao meio ambiente deve ser plantada nos alunos. Esse contato que se tem com a natureza no Parque faz com que eles sintam-se mais felizes”. A escola Vila Gropp realiza durante todo o ano vários projetos ligados ao meio ambiente. Recentemente a instituição ganhou uma viagem para Florianópolis e todos os alunos foram conhecer o Projeto Tamar na capital catarinense. Segundo a diretora, todos os professores sabem que é importante despertar o interesse dos estudantes sobre este assunto: “Nós trabalhamos muito com a natureza e o meio ambiente na nossa escola. Plantamos várias árvores no nosso pátio e as crianças nos ajudam a cuidar. Além disso, contamos com uma horta que usamos na merenda escolar”.  

A escola presenteia a cada início de ano letivo todo aluno com uma muda de árvore frutífera doada pela Apremavi. O estudante deve plantá-la e cuidar da mudinha durante todo o ano e fazer relatórios sobre o desenvolvimento da árvore. “Eles adoram plantar a mudinha no começo do ano. A cada mês eles escrevem, fazem desenhos e nos relatam sobre o crescimento dela. É bom ver que eles cuidam de verdade”, destaca a diretora.

No final da maratona de brincadeiras e atividades, a equipe campeã recebeu uma premiação especial, mas todos os alunos que participaram ganharam doces e guloseimas. A ação foi coordenada pela estagiária da Apremavi Taís Fontanive que trabalha no Parque.

Se você deseja conhecer o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica ou levar os alunos da sua escola para conhecer o local entre em contato através do e-mail parquema@apremavi.org.br e agende sua visita.

 Fotos: Lino Inácio, Grasiela Hoffmann e Taís Fontanive.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest