Localizado em Atalanta-SC, o Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, é uma unidade de conservação municipal, que oferece aos seus visitantes a oportunidade de contemplar belas paisagens,realizar atividades de educação e interpretação ambiental, vivenciando e apreciando a qualidade de vida local.

O Parque está localizado na comunidade de Vila Gropp, aproximadamente 2 km do centro do município. E tem como principais atrativos as cachoeiras: A Cascata Córrego Do Rio Caçador, com 18m de altura, e a principal: A cachoeira Perau do Gropp, com 41 m de queda.
O acesso até a cachoeira é feito por trilhas em meio a mata atlântica, são elas as trilhas da Lontra e do Quati.

A Trilha da Lontra tem aproximadamente 1 km de extensão, e pode ser percorrida entre 30 e 40 minutos. É na trilha da Lontra que está localizada a Cascata Córrego do Rio Caçador, e é no final da caminhada pela trilha que o visitante tem acesso a cachoeira Perau do Gropp, podendo contemplar seus 41m de altura.

A trilha do Quati tem aproximadamente 2 km de extensão, pode ser percorrida com aproximadamente 1h30min de caminhada. Ao percorrer a trilha todos permanecem mais tempo em contato com a natureza, e nela o visitante enfrentará um grau de dificuldade mais elevado, a trilha leva os visitantes até o interior do parque fazendo a travessia do rio em dois pontos. Um deles é feita em cima de pedras; e no ponto de encontro das duas trilhas a travessia é feita por meio de uma passarela de concreto sob a água. O final da caminhada pela trilha do Quati também é na cachoeira Perau Do Gropp.

Além das trilhas, o parque possui um mirante de onde é possível se avistar a cachoeira com 41m de queda; um Museu Histórico Municipal denominado Wogeck Kubiack (encontra-se fechado para reformas), ruínas da antiga feculária que funcionava no local que hoje é o parque; e um centro de referência, com recepção, auditório e salas de apoio.
Venha você também conhecer o Parque Mata Atlântica!

Além do parque é possível conhecer outros atrativos em Atalanta. Para mais informações acesse o site:www.atalanta.sc.gov.br/turismo

Horários de funcionamento do parque:
Segunda à sexta-feira: 07h30 às 12h – 13H30 às 18h.
Sábados, Domingos e Feriados: 09h às 12h – 14h às 18h.

Esta matéria foi publicada no Jornal Diário do Alto Vale no dia 06 de janeiro de 2015. O Espaço Apremavi é publicado quinzenalmente.

Pin It on Pinterest