No dia 22 de julho de 2014 foi realizado, através do Projeto Araucária, o Seminário Regional sobre Conservação Ambiental e Cultivo de Erva-Mate em Santa Terezinha – SC.
O projeto Araucária é executado pela Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), com patrocínio da Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental.
O Seminário teve como objetivo repassar informações aos agricultores visando o uso sustentável dos recursos naturais, a preservação da mata ciliar em torno de rios e nascentes e o incremento na geração de renda a partir da estruturação da cadeia produtiva da erva-mate: a ideia é capacitar os agricultores para melhor forma de plantio e manejo desta cultura dentro de suas propriedades rurais, diz Edilaine Dick, coordenadora do Projeto Araucária.
Cerca de 100 pessoas, entre agricultores, técnicos e estudantes, participaram do evento, que foi considerado por Davi Kubchen, secretário da agricultura uma iniciativa muito importante aos munícipes de Santa Terezinha.
Foram realizadas 04 palestras: Nelcio Lindner falou sobre a importância da floresta na produção de alimentos e erva-mate; Paulo Floss discorreu sobre sistemas de plantio e cultivo de erva-mate em sistemas agroflorestais; Rafael Kamke relatou sobre a erva-mate como alternativa a agricultura familiar; e, Salesiano Durigon orientou sobre a legislação trabalhista referente ao cultivo da erva-mate.
O evento foi encerrado com uma visita ao Viveiro Florestal do Projeto que está localizado na comunidade de Ouro Verde em Santa Terezinha.
O seminário foi realizado com apoio dos agricultores que participam do projeto Araucária e do grupo de mulheres da comunidade e fez parte da programação da semana do agricultor organizada pela Epagri, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Prefeitura Municipal de Santa Terezinha SC.
O cultivo da erva-mate e o seminário foram destaque na programação da RBA Notícias. Assista a reportagem.
Fotos: Marcos Alexandre Danieli e Edegold Schaffer.