Desde que foi fundada, em dia 9 de julho de 1987, em Ibirama, Santa Catarina, a Associação de Preservação do Meio Ambiente da Vida (Apremavi) tem trabalhado na defesa, preservação e recuperação da Mata Atlântica e de outros biomas. Fazem parte da sua missão a promoção de bens e valores culturais visando a melhoria da qualidade de vida.

Em seus 26 anos de atuação, a entidade, nascida da indignação de 19 pessoas contra o desmatamento de uma área indígena, transformou-se em referência em temas como recuperação e enriquecimento de Mata Atlântica. As sementes do primeiro “viveiro” com 18 mudinhas no fundo de quintal germinaram, cresceram e deram muitos frutos. Hoje seu viveiro tem capacidade de produção de 1 milhão de mudas/ano de 120 diferentes espécies nativas e mais de cinco mil hectares foram recuperados ou restaurados.

Mantida por projetos, doações e anuidades, a entidade dispõe de uma estrutura profissional, com 22 funcionários dispostos em três sedes em Santa Catarina – Atalanta, Rio do Sul e Chapecó e uma no Paraná, em Curiúva. Para fins de conservação da biodiversidade, a entidade possui ainda uma Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) de 316 hectares em Bela Vista do Toldo, ao Norte de Santa Catarina e promove campanhas de conscientização sobre a importância da fauna e da flora.

Um dos destaques de seu ativismo é a participação na política nacional. À frente da coordenação geral da Rede de ONGs da Mata Atlântica a Apremavi teve uma atuação emblemática na aprovação da Lei Mata Atlântica e apoiou a criação de onze Unidades de Conservação. Atualmente, a entidade integra 15 fóruns, redes, conselhos, entre eles o Diálogo Florestal, onde desempenha o papel de secretaria executiva.

As atividades da Apremavi estão organizadas nos programas:
Planejando Propriedades e Paisagens
Conservação da Biodiversidade
Clima Legal
Educação Ambiental e Informação
Políticas Públicas
Desenvolvimento Institucional

Prêmios recebidos:

  • 20º Prêmio Expressão de Ecologia (2013) concedido pela Revista Expressão, na categoria Gestão Ambiental pelo projeto "Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação Federais e Estaduais – Oeste de SC e Centro-Sul do PR".
  • Prêmio Muriqui (2010) concedido pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica por atividades em benefício da Mata Atlântica.
  • 16º Prêmio Expressão de Ecologia (2008), concedido pela Revista Expressão, na categoria Conservação de Recursos Naturais.
  • Medalha de Mérito Carl Franz Albert Hoepcke, concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, por indicação do Deputado Estadual Jaílson Lima da Silva, pelos relevantes trabalhos na área ambiental e para o desenvolvimento de Santa Catarina.
  •  15º Prêmio Expressão de Ecologia (2007), concedido pela Revista Expressão, na categoria Conservação de Recursos Naturais.
  • Prêmio Ford de Conservação Ambiental (2005), concedido pela FORD e pela CI, para Miriam Prochnow, por sua trajetória ambiental.
  • Prêmio Fritz Muller (2005), concedido pela FATMA, pelas ações em defesa da natureza e da qualidade de vida dos catarinenses.
  • 10º Prêmio Expressão de Ecologia (2002), concedido pela Revista Expressão, na categoria Manejo de Recursos Naturais.
  • Troféu Amigo da Comunidade (1999), concedido pelo Grupo RBS, por sua dedicação ao desenvolvimento das comunidades onde atua.
  • Troféu Lobo Guará (1999), concedido pela Polícia de Proteção Ambiental de Santa Catarina, por sua atuação em prol do meio ambiente.
  • 6º Prêmio Expressão de Ecologia (1998), concedido pela Revista Expressão, na categoria Educação Ambiental.
  • Troféu Talentos Empreendedores (1998), concedido pelo Sebrae e pela RBS, pelo empreendedorismo nos seus projetos.
  • Prêmio Bem Eficiente (1997), concedido pela Kanitz & Associados de São Paulo (SP), pela profissionalização, organização e transparência de sua administração institucional.
  • Diploma de Mérito Basílio Correia de Negredo (1997), concedido pela Câmara de Vereadores da cidade de Rio do Sul (SC), pelos relevantes serviços prestados à comuidade e ao povo riosulense.
  • Prêmio Fritz Müller de Ecologia (1996), concedido pela Fundação Estadual de Meio Ambiente, por sua atuação no Estado de Santa Catarina.

Pin It on Pinterest