Dia 05 de junho é dia de comemorar uma data muito importante: O Dia do Meio Ambiente! Infelizmente chegamos mais uma vez nesta data com o Planeta inquieto e se manifestando através de mudanças climáticas, enchentes, vendavais, deslizamentos… Este é o preço que pagamos por não cuidarmos do Meio Ambiente ou não refletirmos sobre a importância da água, das florestas e da conservação na nossa vida.

Para marcar esta data, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) realiza uma série de atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente. São ações de educação ambiental que ocorrem em municípios da região do Alto Vale do Itajaí e do Oeste de Santa Catarina.

Abrindo as atividades, no último fim de semana de maio, houve um grande mutirão de plantios de árvores na comunidade de Alto Ribeirão Pacas, município de Aurora. Ao todo foram, cinco famílias envolvidas e plantadas 2.500 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Esses plantios fazem parte de um projeto do vereador Alexandre Jensen, que visa a recuperação das nascentes e matas ciliares da comunidade. A mudas usadas nos plantios foram doadas pela Apremavi, com o apoio da Pinheiro Neto – Advogados Associados de São Paulo e da Bravo Consultoria Ambiental, também de São Paulo.

Já a equipe do Projeto Araucária trabalha nesta data desde o primeiro dia do mês de junho com palestras na escola E.E.F. Professor Paul Richard Eltermann em Dona Emma. Ainda na região, no dia 02 de junho, alunos da E.M.E.F. Ribeirão Matilde passarão o dia no Parque Natural Municipal Mata Atlântica, em Atalanta, onde serão realizadas atividades de educação ambiental e palestras durante todo o dia.

As atividades não param! No dia 03 pela manhã os alunos da E.M.E.F. Vila Gropp farão um pedágio ecológico com distribuição de panfletos e mudas nativas no centro de Atalanta, visando a conscientização da população no tema “lixo eletrônico” e no período da tarde, alunos da E.M.E.F. Ribeirão Matilde farão um plantio de recuperação de mata ciliar na propriedade de Veroni Cascais.

Além de todas estas mobilizações, a Apremavi doará mudas para Secretaria de Meio Ambiente de Braço do Trombudo que serão distribuídas no Seminário de Agricultores do município.

Na região Oeste (onde há trabalhos do Projeto Araucária em sete municípios), as atividades já iniciaram no final do mês de maio com palestras em escolas, ministradas pela própria equipe do projeto. No dia 03 de junho os alunos das seguintes instituições: Escola Estadual Básica Dom Vital, Escola Municipal Urbana Antonio Paglia e Escola Educação Básica Belermino Victor Dalla Vecchia, em parceria com os Protetores Ambientais de Ponte Serrada, realizarão um plantio em uma Área de Preservação Permanente (APP) que fica próxima ao rio que abastece o município. A Epagri local também colabora com este plantio, além da Prefeitura Municipal.

No dia 02, será realizado um plantio de mudas na Floresta Nacional de Chapecó. Também foram doadas mudas para a Escola Veronica Sehnem de Galvão, Escola Agrotécnica Irineu Bornhausen de Abelardo Luz e a Escola de Ensino Fundamental Agilberto Zandavalli de Guatambu. Essas escolas distribuirão as mudas aos alunos, que realizarão o plantio de embelezamento na escola. Nas atividades serão distribuídas as cartilhas e o jogo da memória do Projeto Araucária.

O Projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.

Nós da Apremavi, apesar da preocupação com o futuro do nosso planeta e com a degradação que a natureza é submetida atualmente, comemoramos o Dia do Meio Ambiente, pois depositamos em atividades de educação ambiental, como as que são desenvolvidas, a esperança de uma geração mais consciente com o nosso grande lar.

{%GALERIA%}

 

Pin It on Pinterest