O Grupo de Trabalho em Agricultura Orgânica do Alto Vale do Itajaí, formado por 13 entidades públicas e privadas e também por produtores rurais, continua desenvolvendo trabalhos na região. Em março, ocorre o segundo curso com capacitação sobre o tema. O colombiano Jairo Restrepo Rivera, volta ao Brasil nos dias 03, 04, 05 e 06 do mês de março para apresentar novas técnicas e aprofundar os participantes nas práticas de agricultura orgânica e sustentável.

Primeiramente, na terça-feira, 03, Rivera ministrará uma palestra gratuita no Parque Universitário Unidavi (Encontro dos Rios), a partir das 19h30. Os cursos ocorrerão no dias 04, 05 e 06 e serão no IFC (Instituto Federal de Santa Catarina) unidade da Serra Canoas, Rio do Sul.

Jairo já esteve na região em outras ocasiões e trabalhou com o grupo na Conferência Internacional de Agricultura Orgânica, realizada em Rio do Sul no mês de novembro de 2013 e no primeiro curso sobre o tema, realizado em Atalanta, no Centro Ambiental Jardim das Florestas, sede da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) em agosto de 2014. Deste curso, foi confeccionado um Manual de Agricultura Orgânica que foi apresentado e entregue aos participantes no Seminário Regional de Agricultura Orgânica, realizado em dezembro do ano passado, também em Rio do Sul.

Desta vez, Jairo, que é consultor da ONU e conta com mais de 30 anos de experiência na área, apresentará aos agricultores e representantes das entidades envolvidas no Grupo de Trabalho uma proposta mais profunda em temas como nutrição do solo, fitossanidade (preparo e uso de caldos quentes e frios), além de esclarecer dúvidas dos participantes.  

Tendo em vista a importância que a produção de alimentos livres de agrotóxicos tem para uma alimentação mais saudável, ações como esta tomam grande valor, pois contribuem para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável que gera diversos benefícios.

A palestra sobre práticas de Agricultura Orgânica é aberta ao público e quem tiver interesse em participar, precisa inscrever-se no site da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) através do site: www.amavi.org.br.

Para mais informações é possível entrar em contato com a Apremavi, através do telefone (47) 3521-0326.

Pin It on Pinterest