No dia 12 de março aconteceu na praça Ermenbergo Pellizzetti, Rio do Sul (SC), o primeiro evento de 2012 da Campanha de Educação Ambiental, da parceria entre a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) e o Grupo Mirador de Telecomunicações. A campanha que já está em sua 4°edição tem como objetivo sensibilizar a população sobre a importância da preservação do meio ambiente através de pequenas atitudes diárias.
Na edição de 2011 o lema da campanha foi, "a gente muda o mundo com a mudança na nossa mente". O lema para 2012 ainda será escolhido através de um concurso para escolares. Para este ano estão previstos três encontros na praça com distribuição de mudas. Haverá também o recolhimento de embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias e a distribuição de sementes de hortaliças.
As atividades de 2012 irão contar também com o apoio de outras organizações, entre elas a Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de Rio do Sul, que no evento do dia 12 ajudou a distribuir mais de 900 mudas de árvores nativas, em duas horas de exposição na praça. Foram distribuídas mudas de araçá-vermelho, pitanga, ingá-feijão, ingá-anão, cereja, cortiça-lisa, pau-ferro, ipê-amarelo, ipê-roxo, caroba, entre outras, produzidas no viveiro de mudas da Apremavi Jardim das Florestas, localizado em Atalanta (SC). Mais de mil pessoas passaram pelo local a procura de mudas de árvores nativas.
A estudante Andressa Naiara comentou: passei próximo à Praça e vi a concentração de pessoas, chegando mais perto, vi que estavam distribuindo mudas de árvores, aproveitei e peguei três espécies para plantar em casa!.
Edegold Schäffer, presidente da Apremavi, disse estar bastante satisfeito com o resultado do evento: fiquei muito feliz com o grande número de pessoas que prestigiaram o evento. O sucesso se deu por que cada vez as pessoas estão mais engajadas na conservação ambiental e preocupadas com os dados alarmantes da destruição do Meio Ambiente.
Ainda temos muito a fazer em prol do bem-estar e da qualidade de vida das atuais e da futuras gerações. Parcerias como essa entre a Apremavi e o Grupo Mirador mostram que não só é possível o trabalho coletivo, como é essencial para que se avance rumo ao desenvolvimento sustentável de verdade. Uma sociedade participativa e consciente da importância das questões ambientais é fundamental. Com gestos aparentemente corriqueiros e esforços conjuntos é possível gerar mudanças significativas.
Agrademos a todas as pessoas que prestigiaram e que de uma forma ou de outra contribuíram para que o evento na praça fosse um sucesso. Fica também o convite para os próximos eventos. Plantar árvores é uma das atitudes mais efetivas de conservação ambiental. Quem planta terá no mínimo a oportunidade de sentar à sombra de uma árvore ouvindo o cantarolar dos pássaros.