O município de Atalanta tem os títulos de “Cidade Jardim da Mata Atlântica” e “Capital Ecológica de Santa Catarina”. Com isso vem despontando para a atividade turística, explorando de forma sustentável as suas paisagens naturais e propriedades agrícolas.

O turismo necessita da participação do poder público, privado e comunidade local para atingir a sua sustentabilidade. Tendo em vista essa questão e também a necessidade da qualificação de mão de obra local para o setor, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), juntamente com a Prefeitura Municipal de Atalanta, iniciaram um curso de “Capacitação Profissional para o Turismo”.

O curso tem como principal objetivo formar multiplicadores do turismo e capacitar a mão de obra local para oferecer e atender os serviços turísticos do município de Atalanta. Foram disponibilizadas duas vagas para cada localidade do município, totalizando uma turma com vinte e dois alunos.

As aulas serão ministradas no Parque Mata Atlântica, pela funcionária da Apremavi e acadêmica do curso de turismo, Jaqueline Pesenti. Serão realizados onze encontros, abordando temas referentes a planejamento, hospedagem, alimentação, ecoturismo, patrimônio histórico, entre outros. O curso prevê também algumas atividades práticas, como saídas a campo no município para levantamento de dados e reconhecimento de locais com potencial turístico e viagens técnicas.

Jaqueline Pesenti diz que “é de extrema importância que a comunidade local participe do desenvolvimento turístico do município. Atalanta vem presenciando o aumento do êxodo rural, com jovens que abandonam as atividades agrícolas e migram para os centros urbanos”. Acrescenta ainda que “neste cenário o turismo se apresenta como uma atividade que pode minimizar este problema. O município necessita de mão de obra qualificada e esses alunos conhecem o município, são filhos da terra, e não existe ninguém melhor do que eles para atender os serviços do setor turístico municipal”.

No final do curso os alunos vão apresentar para autoridades municipais e regionais, projetos turísticos para o município. Para a elaboração destes projetos os alunos contaram com assessoria de técnicos da Apremavi e da Prefeitura Municipal de Atalanta.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest