Durante o mês de agosto, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) deu início aos trabalhos do Projeto Biodiversidade Legal, desenvolvido com os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vila Gropp, município de Atalanta. O projeto está sendo desenvolvido no Parque Natural Municipal da Mata Atlântica, e tem como objetivo a implantação e o monitoramento de ações de educação ambiental de forma a contribuir para a formação de uma sociedade consciente e responsável com o ambiente em que vivem.

A escola tem 47 alunos de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Está localizada na Zona de Amortecimento do parque e possui uma longa de história de trabalhos desenvolvidos com a temática ambiental.

Todas as atividades desenvolvidas pelo projeto serão monitoradas e avaliadas. “Precisamos saber se as nossas ações de Educação Ambiental estão efetivamente tendo resultado com os educandos fora da sala de aula e do parque. Necessitamos avaliar se no retorno para a casa, esses alunos estão prestando atenção no lixo que produzem, nos cuidados com os rios, na alimentação saudável, etc.” comenta a funcionária da entidade, Jaqueline Pesenti.

O projeto terá duração de três meses, onde os alunos participarão de encontros quinzenais no Parque Mata Atlântica para trabalhar atividades práticas voltadas aos temas mata ciliar, água, fauna e flora da Mata Atlântica. Também estão previstas duas saídas à campo e uma atividade prática para recuperação de mata ciliar no município de Atalanta (SC), em local a ser definido com a escola.

A primeira atividade desenvolvida com as crianças foi o plantio de 50 mudas de árvores nativas no entorno da escola. As mudas foram produzidas pelo viveiro Jardim das Florestas. A educadora Irene, que leciona na unidade há 10 anos, conta que já foram plantadas aproximadamente 22 diferentes espécies nativas de árvores no pátio da escola, e que as mesmas são cuidadas pelos alunos.

Além disso, os estudantes também realizaram uma saída de campo para o monitoramento dos rios que passam no centro de Atalanta (SC), observando suas margens, coloração da água, presença ou não de resíduos sólidos, vegetação, dentre outros aspectos.

Para a implantação deste projeto, a Apremavi conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Atalanta e das empresas parceiras do Parque Mata Atlântica, Metalúrgica Riosulense, Farbe Malhas e Scheller Indústria e Comércio de Madeiras.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest