Apremavi lança livro sobre árvores nativas

"No Jardim das Florestas" é a nova publicação da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí – Apremavi.

O livro foi lançado durante a festa de comemoração do vigésimo aniversário da entidade,dia 13 de julho, em Rio do Sul. A edição conta um pouco da trajetória da estruturação de seu viveiro, o Jardim das Florestas, que começou com 18 mudinhas em um fundo de quintal de Ibirama.

Hoje, o viveiro, que está localizado no Alto Dona Luiza, em Atalanta, têm capacidade para produzir um milhão de mudas por ano de 120 espécies nativas da Mata Atlântica.

Ricamente ilustrado com imagens e desenhos, o livro de 180 páginas em papel couchê fosco, traz diversas informações sobre o plantio adequado de árvores nativas, tanto na área rural como na urbana. Aponta dicas de como produzir mudas, como deve ser o tratamento para germinar determinados tipos de sementes e ainda salienta a importância do planejamento da arborização.

A publicação ainda exibe um guia de mais de 80 espécies de árvores nativas, onde são apresentadas as características de cada planta: a sua utilização, a época de coleta de sementes, as feições do fruto e da flor, as forma de crescimento e germinação, além do local adequado para o plantio.

A obra, que foi organizada pela sócia fundadora e conselheira da Apremavi Miriam Prochnow, também mostra o antes e o depois dos plantios de diversas áreas na região do Alto Vale do Itajaí, evidenciando a recuperação da natureza frente aos desmatamentos. Ainda enumera todos os agricultores que permitiram a recomposição das matas em suas propriedades.

O livro tem textos de: Carlos Augusto Krieck, Edegold Schaffer, João de Deus Medeiros, Leandro Rosa Casanova, Miriam Prochnow e Wigold B. Schaffer. Tem também artigos de: Augusto Carneiro e Lauro Eduardo Bacca. A produção do livro contou com o apoio da TNC, das Fundações Avina, O Boticário e IAF, além das empresas Nara Guichon Arte Têxtil, Klabin, Scheller Madeiras e Malwee Malhas.

Segundo depoimento da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, "o livro publicado pela Apremavi é a história de um viveiro. Aparentemente. Mas o que há mesmo nesse livro é a história de uma caminhada feita com aprendizado pela experiência, dedicação amorosa ao cuidado com a vida, genrerosidade em partilhar os frutos com aqueles que também querem se colocar a caminho".

Os interessados pelo livro poderão solicitá-lo pelo e-mail info@apremavi.org.br ou pelo fone (47)35210326. O preço é R$ 30,00 para associados e parceiros e R$ 40,00 para o público em geral

Pin It on Pinterest