A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) lançou no dia 24 de setembro de 2012, durante o VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), o livro Gestão Participativa em UCs: uma experiência na Mata Atlântica. O congresso está acontecendo na cidade de Natal e vai até o dia 27 de setembro.
A publicação tem como objetivo divulgar e socializar as experiências e resultados do projeto Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de UCs, desenvolvido pela Apremavi na região Oeste de SC e Centro/Sul do PR e que envolveu 04 Unidades de Conservação federais e 02 estaduais. O projeto está sendo desenvolvido desde fevereiro de 2011 e conta com anuência e parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (FATMA), tendo apoio do PDA Mata Atlântica, além da parceria de diversas organizações. O lançamento regional da publicação ocorreu durante o seminário de conclusão do projeto, que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro em Chapecó (SC).
A publicação organizada pela equipe técnica do projeto: Edilaine Dick, Marcos Alexandre Danieli e Alanza Mara Zanini, teve a edição geral de Miriam Prochnow. Os textos são de: Alanza Mara Zanini, Dailey Fischer, Deusdedet Alle Son, Edilaine Dick, Emerson Antonio de Oliveira, Laci Santin, Lucia Sevegnani, Marcelo Limont, Marcos Alexandre Danieli, Miriam Prochnow, Wigold Bertoldo Schaffer.
As fotos foram gentilmente cedidas por: Miriam Prochnow, Marcos Alexandre Danieli, Edilaine Dick, Wigold B. Schaffer, Antonio de Almeida Correia Junior, Edegold Schaffer, Alanza Mara Zanini, Carolina Cátia Schaffer, Fabiana Bertonici, Jaqueline Pesenti, Leandro da Rosa Casanova e Ecopef.
Na avaliação de Miriam Prochnow, Coordenadora de Políticas Públicas da Apremavi e responsável pela edição do livro: "a publicação é mais uma contribuição efetiva da Apremavi para a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica".
Segundo Marcos, a participação da Apremavi no CBUC está sendo importante pela troca de experiências entre os diversos participantes, o que possibilita perceber diferentes realidades e qualificar a atuação em projetos relacionados às Unidades de Conservação. Durante o lançamento do livro foi possível perceber o interesse dos participantes em conhecer uma realidade trazida do Sul da Mata Atlântica, e a partir dos contatos realizados, sai-se do evento com novas ideias para a realização de novos projetos que possam fortalecer as UCs da região.
A publicação pode ser baixada clicando na ilustração da capa acima ou então se alguém tiver interesse na versão impressa, pode enviar um email para: info@apremavi.org.br