Nos dias 03 e 04 de abril de 2012, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), através do projeto “Integração e Capacitação de Conselhos e Comunidades na Gestão Participativa de Unidades de Conservação (UCs) Federais e Estaduais – Oeste de Santa Catarina e Centro Sul do Paraná”, promoveu um Curso de Educação Ambiental, com a condução de Deusdedet Alle Son (Detinha), especialista em Gestão e Educação Ambiental. Detinha desenvolve projetos de Educação Ambiental junto ao Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (Ipema), ONG sediada em Vitória (ES).

O curso foi realizado na Universidade Comunitária da Região de Chapecó – Unochapecó, e teve como objetivo capacitar os educadores com atuação nas escolas da região das UCs envolvidas no projeto, em temas e práticas relacionados à questão ambiental, visando ampliar suas capacidades e habilidades e instrumentalizá-los para suas práticas profissionais e pessoais.

Estiveram presentes 55 pessoas, entre educadores de 10 municípios da região Oeste de SC e Centro Sul do PR, equipe do projeto, gestores das UCs envolvidas no projeto e outros convidados.

A programação do encontro foi pensada com base nas respostas dos educadores à seguinte pergunta orientadora: “Qual minha necessidade enquanto educador para trabalhar a educação ambiental no ambiente formal e não formal?”

No primeiro dia foram distribuídos aos educadores kits e materiais para subsidiar ações de educação ambiental. Detinha trabalhou os marcos históricos e teóricos da Educação Ambiental e Edilaine Dick, técnica da Apremavi, falou sobre os principais conceitos e objetivos do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), especialmente sobre as características das UCs e dos conselhos gestores.

Patrícia Maria Soliani, da Fundação do Meio Ambiente de SC (FATMA), falou dos projetos e de como esta instituição vem trabalhando com a Educação Ambiental no Estado. Também foi realizada uma atividade para conhecer a percepção dos educadores sobre as UCs da região em que atuam, através de trabalhos em grupo. Logo em seguida, os gestores apresentaram o contexto de cada UC, como forma de aproximá-las das escolas da região e pensar em possibilidades de atuação conjunta.

Na manhã do segundo dia foi realizada uma trilha com os participantes na Floresta Nacional (FLONA) de Chapecó, orientada pelos gestores da UC, Fabiana Bertoncini e Juares Andreiv, e pelo Técnico Ambiental Onório Heuko. Na oportunidade, Fabiana apresentou o contexto geral e principais características da FLONA. No período da tarde, as educadoras Maritânia Rodi Schimitt (Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Bagatini) e Alexandra Dallagnol (Escola de Educação Básica José Pierezan), de Concórdia (SC), apresentaram relatos de experiências de projetos de educação ambiental desenvolvidos nas escolas em que atuam, sendo respectivamente: Projeto Guias Mirins (parceria da escola com a Equipe Co-Gestora do Parque Estadual Fritz Plaumann – Ecopef) e Projeto Implantação do Bosque Vida Verde.

A atividade final envolveu trabalhos em grupo para a construção de um plano de ação entre os educadores e gestores de cada UC, sendo planejadas ações de Educação Ambiental que serão realizadas de forma conjunta.

Fotos: Marcos Alexandre Danieli.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest