Na primeira semana do mês de março de 2008, a equipe da Apremavi realizou várias entrevistas para a contratação de técnicos e estagiários que trabalharão em projetos da instituição.

Nos dias 03, 04 e 05 de março em Xanxerê (SC), o presidente da Apremavi, Edegold Schäffer e a coordenadora de projetos, Edilaine Dick realizaram mais de 30 entrevistas com estudantes da 3º à 7º fase dos cursos de biologia e engenharia florestal da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) para ocupação de duas vagas de estágio. Esses estagiários irão atuar no projeto PDA Mata Atlântica que a Apremavi tem em parceria com o Ministério do Meio Ambiente.

Além dos estagiários, foi selecionado também um técnico de nível superior, formado em biologia que será contratado para supervisionar os trabalhos dos estagiários e atuará também como coordenador regional do projeto.

O projeto tem como objetivo contribuir com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, através do auxílio na formação dos Conselhos Consultivos e elaboração dos Planos de Manejo da Estação Ecológica da Mata Preta e do Parque Nacional das Araucárias, criados em outubro de 2005 e situados na região noroeste de Santa Catarina.

Para a contratação desses estagiários, a Apremavi firmou uma parceria através de um termo de convênio com a UNOESC de Xanxerê/SC, que também disponibilizou uma sala dentro da Universidade onde os estagiários poderão realizar as atividades necessárias.

Nos dias 06 e 07 de março em Curitiba/PR, o presidente da Apremavi, Edegold Schäffer, a secretária executiva, Maria Luiza Schmitt Francisco e a Coordenadora de Qualidade e Ambiência Florestal da Klabin/PR, Ivone Namikawa Fier realizaram oito entrevistas para a contratação de dois técnicos para atuarem no Programa Matas Legais no Paraná.

Entre os candidatos inscritos e entrevistados foram selecionados dois técnicos, um de nível médio e outro de nível superior, ambos passarão por um período de treinamento em Santa Catarina, onde estarão acompanhando as atividades do programa Matas Legais catarinense que já está no 3º ano de execução.

Os técnicos desenvolverão várias atividades, entre elas: a realização de palestras, reuniões e seminários de divulgação e conscientização, visitas aos agricultores fomentados da Klabin, e a orientação sobre Áreas de Preservação Permanente (APPs).

O Programa Matas Legais, fruto da parceria da Apremavi com a Klabin, já está no seu terceiro ano de atividades em Santa Catarina e em 2008 iniciará atividades também no estado do Paraná. O programa tem como objetivo desenvolver um programa de conservação da biodiversidade, educação ambiental e fomento florestal que ajude a preservar e recuperar os remanescentes florestais nativos, melhore a qualidade de vida da população e minimize impactos da produção florestal, levando em consideração o planejamento de propriedades e paisagens.

Pin It on Pinterest