A Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi) mudou de nome. Agora se chama Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, permanecendo com a mesma sigla. A alteração foi aprovada pela Assembléia Geral Ordinária da instituição, ocorrida no dia 13 de março de 2008. A entidade sentiu a necessidade desta mudança, pois as suas atividades já ultrapassaram há tempos as barreiras do Alto Vale do Itajaí, atuando inclusive em outros estados.

O primeiro nome foi dado à entidade na época de sua fundação, em 1987. Os fundadores não imaginavam que a instituição pudesse tomar tamanhas proporções. Naquele tempo, era um grupo de voluntários entusiasmados e com muita vontade de fazer alguma coisa concreta para proteger e salvar o nosso meio ambiente. Hoje, a Apremavi é uma organização que executa vários projetos, tem uma boa estrutura e conta com uma equipe de 24 funcionários.

A Apremavi destaca que esta alteração vai impulsionar ainda mais os trabalhos da instituição. “Acreditamos que as organizações com potencial para serem parceiras da Apremavi, com certeza se interessarão mais em firmar parceria com uma entidade que tenha um nome mais abrangente. Já vimos isso na prática”, diz a Secretária Executiva da Apremavi, Maria Luiza Schmitt Francisco.

Outras deliberações da Assembléia

A Assembléia ocorrida no dia 13 de março de 2008, aconteceu no auditório da Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí (AMAVI) e discutiu os seguintes temas:

a)Avaliação dos projetos em andamento;
b)Prestação e aprovação das contas do ano de 2007;
c)Alteração do nome e da missão da Apremavi;
d)Alteração do estatuto;
e)Aprovação da Carta de Princípios.

Foi realizada uma apresentação dos projetos finalizados e dos projetos que estão em andamento, bem como feita a prestação de contas do ano de 2007. Com parecer favorável do Conselho Fiscal, a prestação de contas de 2007 foi aprovada.

Também foi aprovada a nova missão da instituição que passa a ter a seguinte redação: defesa, preservação e recuperação do meio ambiente e dos valores culturais, buscando a qualidade de vida na Mata Atlântica e em outros Biomas.

A Assembléia aprovou também a nova Carta de Princípios da instituição. A Carta de Princípios tem a função de orientar a organização em cada nova parceria firmada com o setor privado e é um instrumento muito importante que garante transparência para com todas as instituições que trabalham com a Apremavi. O que diz a Carta:

"Na relação com empresas públicas ou privadas, instituições ou fundações, a Apremavi observará e seguirá os seguintes critérios:
a)
Procuramos sempre estimular relações com empresas éticas e socialmente responsáveis;

b)São vedadas parcerias, obtenção de recursos, doações, apoios, ou estabelecer contratos comerciais, acordos de cooperação ou participar de eventos de empresas, fundações ou institutos:
·
Cujas ações ou produtos sejam nocivos ao ser humano e ao meio ambiente;
·
Cujas atividades estejam em desacordo com a legislação ambiental e/ou trabalhista;
·
Cujas atividades estejam envolvidas com exploração do trabalho infantil, qualquer espécie de trabalho forçado, escravo ou qualquer espécie de prostituição, exploração sexual de crianças e/ou adolescentes, qualquer tipo de discriminação ou com corrupção.

c)Os casos não diretamente tratados por esta Carta de
Princípios ou que deixem margem a dúvidas no momento de sua aplicação, deverão ser discutidos e deliberados em Diretoria".

Pin It on Pinterest