A secretária executiva e o presidente da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi), Maria Luiza S. Francisco e Edegold Schäffer, estiveram, no dia 18 de fevereiro de 2008, visitando o projeto de enriquecimento de florestas realizado pela Apremavi na Floresta Virgem René Frey, de propriedade da empresa Renar Maçãs, em Fraiburgo (SC).

O projeto de enriquecimento de florestas secundárias, que foi implantado em dezembro de 2007, tem como finalidade a recuperação da floresta e o incremento de sua biodiversidade, uma vez que a área passou recentemente pelo fenômeno da seca da taquara, o que possibilitou a abertura de clareiras naturais na mata.

“As taquaras são espécies dominantes que, muitas vezes, impedem a regeneração natural da floresta e consequentemente diminuem a diversidade do ambiente, em áreas que foram manejadas de forma inadequada no passado”, comenta Edegold Schaffer. O presidente da instituição, que visitou a área antes do plantio das árvores também disse ter ficado satisfeito com o que viu: "A diferença é muito significativa. Além do bom crescimento das mudas plantadas, e da regeneração natural de espécies nativas, observa-se o aumento no número de animais, que contribuem na dispersão de sementes, acelerando o processo de regeneração da floresta", complementa Edegold.

Além dessa área onde foi feito o enriquecimento ecológico, a floresta Virgem René Frey tem áreas de beleza exuberante, com vários exemplares de araucárias e imbuias seculares.

Quem quiser maiores informações sobre a metodologia adotada pela Apremavi no enriquecimento ecológico de florestas secundárias pode acessar o seguinte endereço: "Enriquecimento de Florestas Secundárias", ou então entrar em contato com o Viveiro Jardim das Florestas.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest