No dia 18 de março de 2009, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) promoveu mais um mutirão de plantio de árvores nativas dentro do Programa Clima Legal.

Desta vez, foram plantadas 950 mudas, provenientes de várias adesões ao programa. Participaram do plantio, além da equipe da Apremavi, algumas pessoas que aderiram ao Clima Legal, entre elas, o empresário Felipe Bonfanti de Barros. Felipe é proprietário da empresa Barros & Barros Engenharia e Assessoria em Logística, com sede em Bento Gonçalves (RS).

Em fevereiro de 2008, Felipe assinou um termo de parceria com a Apremavi, comprometendo-se a doar uma porcentagem do faturamento de suas vendas para o Programa Clima Legal. Felipe já conseguiu também, convencer alguns clientes seus a doarem o mesmo percentual para o Programa. Felipe já participou de um plantio em abril de 2008. O próximo passo de Felipe agora, é tentar conscientizar outros empresários e clientes para que façam o mesmo.

Também participou do plantio, o engenheiro mecânico e grande simpatizante da natureza Ângelo Sarda. Natural de Rio do Sul(SC) e residindo na Alemanha há 13 anos, Ângelo é um dos grandes plantadores de árvores nativas no Alto Vale do Itajaí. Um dos plantios fica aos pés da Serra do Pitoco em Atalanta.

O plantio ainda teve um outro significado muito especial, pois no local onde foram plantadas as mudas fica uma das nascentes do rio Santo Antônio, que abastece a cidade de Atalanta. A área que será agora recuperada, encontrava-se sem a vegetação ciliar o que no futuro, poderia comprometer o abastecimento de água da cidade.

A propriedade onde as árvores foram plantadas foi adquirida pela Apremavi em 2008 com recursos doados pelo espanhol Sergio Blanco Rodrigues. Além de doar os recursos para a compra do terreno, Sergio pretende também, aderir ao programa Clima Legal através da empresa ABNET – Sistemas Logísticos Ltda, aberta recentemente em São Paulo, juntamente com o seu sócio, o também espanhol José Rodriguez Alonso.

Este é o segundo mutirão de plantio promovido pela Apremavi, dentro do Programa Clima Legal, o primeiro foi realizado em fevereiro de 2008 e já se constata um crescimento espetacular das árvores. Mas estes não são os únicos plantios realizados dentro do Programa Clima Legal.

Muitas pessoas que fazem sua adesão ao programa levam e plantam suas mudas em suas propriedades. A lista de adesões está crescendo e é importante que assim seja, uma vez que as conseqüências das mudanças climáticas estão sendo sentidas cada vez com mais intensidade. O Programa Clima Legal tem várias categorias que permitem que qualquer pessoa possa participar.

Fotos: Miriam Prochnow e Ângelo Sardá

{%GALERIA%}

Veja matéria da RBA TV

{%VIDEO%}

Pin It on Pinterest