Um dos lugares mais bonitos de Santa Catarina é a Serra Catarinense. Cidades turísticas, belos campos nativos cercados com florestas de araucárias enchem os olhos de quem passa pela região. Com o objetivo de mostrar essas paisagens naturais e ao mesmo tempo fazer um passeio de confraternização, a diretoria da Apremavi proporcionou aos seus funcionários, acompanhados de suas famílias, uma viagem no último domingo, dia 06 de maio.
Foram visitados os principais pontos turísticos da Serra. O primeiro lugar foi o Parque Nacional de São Joaquim. Dentro do Parque existe a bela Cascata do Véu da Noiva, com aproximadamente 60 metros de altura. Suas águas geladas descem por um paredão de basalto cercado de mata nativa.
Seguindo em frente, no Morro da Igreja, ponto culminante da Serra Geral, com 1822m de altitude, e onde todos os anos no inverno há ocorrência de neve, foi possível avistar a Pedra Furada.
Neste local, em 1996, foi registrada a temperatura mínima recorde no Brasil: 17,8ºC negativos no termômetro, e 40º C negativos na sensação térmica. Ainda no local está instalado o CINDACTA II do Ministério da Aeronáutica, onde é feita o controle do tráfego aéreo do RS e SC.
A Pedra Furada é uma formação rochosa como uma escultura natural em forma de janela, medindo aproximadamente 30 metros de circunferência. O Parque Nacional de São Joaquim foi criado em 1964.
Após pecorrer estradas do município de uribici se chegou a cidade de Bom Jardim das Serra, onde foi possível conhecer a Serra do Rio do Rastro localizada na divisa desse município com Lauro Muller. Do mirante da serra é possível, em dias de sol, avistar o oceano Atlântico. A serra do Rio do Rastro tem uma estrada de 15 km concretada em rocha natural, contornando um Cânion profundo de 1.460 metros em relação ao nível do mar.
Para finalizar, uma paradinha no Mirante de São Joaquim localizado a 1.400 metros de altitude, de onde foi possível apreciar outra belíssima vista panorâmica de São Joaquim da paisagem da região.
Para a equipe da Apremavi, que se divertiu e também aprendeu muito, estes passeios são importantes, porque valorizam tanto nossos recursos naturais e cada vez mais fazem com que exista um compromisso grande com a presevração do meio ambiente.
Fotos: Maria Luiza S. Francisco e Luciano Francisco