No dia 15 de maio de 2012, a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi) promoveu Oficina de Capacitação do Conselho Consultivo do Parque Estadual (PE) das Araucárias, na Câmara de Vereadores de São Domingos (SC).

O evento reuniu 31 pessoas, entre eles, conselheiros e gestores do Parque, equipe da Apremavi e outros convidados. A oficina teve como objetivo nivelar o conhecimento dos conselheiros sobre o papel do conselho e do conselheiro na gestão dessa Unidade de Conservação (UC).

Inicialmente, Marcos A. Danieli, Técnico Ambiental da Apremavi, apresentou o contexto do projeto de Gestão Participativa que está sendo conduzido pela Apremavi, falando sobre as atividades que envolveram o PE das Araucárias até o momento, tais como o processo de renovação do conselho consultivo.

Na sequência da manhã, foram esclarecidas dúvidas dos conselheiros sobre o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o PE das Araucárias. Marcelo Limont, moderador do evento, falou sobre o conceito de UC, Plano de Manejo, Zona de Amortecimento, dentre outros aspectos do SNUC. Em seguida, a chefe do PE das Araucárias, Patrícia M. Soliani, apresentou o contexto do Parque, esclarecendo dúvidas dos conselheiros, relacionadas principalmente ao funcionamento e estrutura da UC. Em seguida foram realizados trabalhos em grupo sobre o conselho gestor e o papel do conselheiro, visando propiciar um momento de reflexão sobre o espaço em que atuam e perceber o que pode ser melhorado no conselho.

À tarde houve a socialização dos trabalhos em grupo e foram apresentadas as principais ferramentas do conselho, como regimento interno, secretaria executiva, plano de manejo, câmaras técnicas, grupos de trabalho, entre outros. Logo depois, a apresentação ficou por conta de Rafael Goidanich Costa e Angelo Milani, envolvidos no grupo de apoio à gestão do PE das Araucárias, o GRIMPEIRO. Rafael falou sobre o processo de criação e formação do grupo, enquanto Angelo, presidente do GRIMPEIRO, apresentou a equipe, missão, objetivos, projetos previstos e atuação desta entidade.  

Segundo a gestora do Parque, Patrícia M. Soliani, a renovação do conselho consultivo do PE das Araucárias fortalece, e muito, a gestão desta UC. A consolidação deste conselho, através da participação das instituições envolvidas, cria condições para a real democratização dos processos decisórios na gestão deste patrimônio natural. Acrescenta ainda, que tudo isto acontece num momento bastante importante para a continuidade das ações de implantação do Parque, renovando também as perspectivas e esperanças de que esta Unidade de Conservação, muito brevemente estará cumprindo com grande parte de seus objetivos de criação.

Fotos de Marcos A. Danieli

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest