Após as etapas de planejamento, entrega de arame quando necessário e entrega de mudas, as famílias atendidas pelo Projeto Araucária em Passos Maia estão recebendo as visitas de monitoria para acompanhamento dos resultados obtidos com as ações de recuperação e/ou conservação ambiental que foram trabalhadas em cada propriedade.
As visitas iniciaram no dia 12 de janeiro e vão se estender pelo próximo mês, finalizando o ciclo de visitas nas propriedades.
Até o momento foram monitoradas 26 propriedades, nos Assentamentos 13 de Junho, União do Oeste, Quiguay, Taborda e Zumbi dos Palmares.
Em cada propriedade, as técnicas avaliaram o plantio e isolamento das áreas planejadas, estágio de crescimento das mudas e efetividade da recuperação das áreas. Quando necessário realizam recomendações que podem auxiliar no melhor desenvolvimento da área.
Os resultados até o momento apontam para áreas em recuperação bem conservadas, com as mudas coroadas e em diferentes estágios de desenvolvimento, visto que as mudas foram entregues em momentos diferentes para cada propriedade.
Ao final da visita, os proprietários recebem a placa de identificação da propriedade, que atesta a sua participação no projeto, com a frase: Esta propriedade participa do Projeto Araucária.
O Projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida, patrocinado pela Petrobras, Governo Federal, por meio do programa Petrobras Socioambiental.