Com o tema "Um Mundo, Uma Promessa", o 21.º Jamboree Escoteiro Mundial, acontece entre os dias 27 de julho e 08 de agosto de 2007, em Chelmsford – Essex, na Inglaterra. Este é um jamboree muito especial, pois comemora os 100 anos do Escotismo. (www.escoteiros.org.brou http://brasilnojamboree.blogspot.com)

O tema é uma reflexão sobre a unidade do Escotismo em todo o mundo. O movimento escoteiro estará reafirmando sua unidade, paz e valores, compartilhados num mundo dividido e conturbado. O acampamento escoteiro que deve receber cerca de 40.000 jovens e adultos de todas as partes do mundo, será montado no Parque Hylands, uma grande área verde com 200 hectares.

A Apremavi está presente no evento através da participação de suas sócias e escoteiras Carolina Schaffer e Gabriela Schaffer. A ida delas ao evento tem o apoio da Fundação Tides, dentro de um projeto que incentiva a formação de jovens. Além da participação em si, elas também estarão divulgando o novo programa da Apremavi, o Clima Legal, que em inglês foi batizado de "Cool Weather".

Segundo declaração da Gabriela, enviada diretamente da Inglaterra, "já estamos todos no Espírito Jamboree, que é mais uma vez termos a oportunidade de exercitar em conjunto, a fraternidade, a simplicidade e a solidariedade para com o próximo e para com a natureza".

Veja também o depoimento da Carolina: "Faltando menos de 1 dia para a abertura do 21.º Jamboree Escoteiro Mundial, nossos corações estão a mil, anciosos para um dos eventos de maior vivência da Fraternidade Mundial Escoteira. Esperamos reafirmar a nossa promessa na presença de outros irmãos escoteiros, compartilhando com eles nossos valores, culturas e nossas experiências. Serão 12 dias de muita agitacão. Um tempo bom para se fazer muitos contatos e viver novas emoções que, com certeza, estarão para sempre gravados no coração e na mente de todos como momentos mágicos e surpreendentemente especiais. Assim esperamos no SEMPRE ALERTA para SERVIR o MELHOR POSSÍVEL!"

As duas escoteiras e sócias da Apremavi, já protagonizaram outros eventos de parceria do movimento escoteiro com a Apremavi e a Rede de ONGs da Mata Atlântica, em Brasília. Um deles foi a montagem do tabuleiro gigante do jogo “Fique Legal”, durante o Jamboree Nacional que aconteceu em julho de 2006 e já noticiado aqui: https://apremavi.org.br/pagina.php?codigo=4

Os materiais da Apremavi também têm sido utilizados para orientar crianças e jovens na conquista da Insígnia Mundial de Conservacionismo, em especial no Grupo Escoteiro José de Anchieta – GEJA, que completa 30 anos de atividades este ano.

A integração do movimento ambientalista com o movimento escoteiro é algo importante para que novas ações em prol da natureza sejam implementadas.

Uma das atividades do Jamboree Mundial, será a Aldeia Global de Desenvolvimento. Uma oportunidade para explorar alguns dos desafios atuais, encontrados em várias partes do mundo, através de oficinas dirigidas por especialistas das Nações Unidas e outras organizações.

O dia 01 de agosto também será muito especial. Nesta data, todos os escoteiros e ex-escoteiros irão comemorar em todo o mundo o Alvorecer do Escotismo – o amanhecer de um novo século do Escotismo. Há 100 anos, Baden Powell, apelidado pelos escoteiros como BP, realizou o seu acampamento experimental na ilha de Brownsea, em Poole Harbour na costa sul da Inglaterra. Nesta data especial, os Escoteiros farão a renovação de sua promessa escoteira, ao amanhecer do sol em todo o globo, compartilhando essa comemoração com amigos, familiares e pessoas da comunidade

“Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para:
Cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria;
Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião;
Obedecer à Lei Escoteira”.

O escotismo foi introduzido no Brasil em 1910, no Rio de Janeiro, por intermédio de marinheiros que estavam na Inglaterra em 1907 e que ficaram impressionados com o novo método de educação complementar idealizado por Baden Powell. Vale a pena relembrar esta frase sábia do fundador do escotismo:

"Se queremos que nossos rapazes sejam felizes na vida, devemos fazer com que eles assimilem o costume de praticar o bem ao próximo, além de ensinar-lhes a apreciar as coisas da natureza."

Pin It on Pinterest