Lançado ano passado no Paraná, o Programa Matas Legais, iniciativa da Klabin e da ONG Apremavi (Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida), está alcançando mais uma meta no estado. Nesta nova etapa, produtores rurais participantes do Programa de Fomento Florestal da companhia e demais produtores de diversos municípios participarão de palestras e conhecerão propriedades rurais que estão sendo adequadas à legislação ambiental, garantindo, assim, a geração de renda e a preservação ambiental.

O primeiro seminário será realizado no dia 18 de fevereiro, no município de São Jerônimo da Serra (PR). Além da visita a uma propriedade modelo, os participantes assistirão a palestras sobre legislação ambiental e a associação de florestas plantadas às matas nativas. O objetivo é demonstrar, na prática, que é possível conciliar retorno financeiro e preservação ambiental. “Dentro do conceito de planejamento da paisagem, orientamos os agricultores a viabilizar suas atividades produtivas e ao mesmo tempo manter as reservas destinadas a Áreas de Preservação Permanente (APPs), que protegem as nascentes dos rios, os corredores ecológicos e as espécies nativas”, detalha Ivone Fier, coordenadora de Pesquisa e Desenvolvimento, Qualidade e Ambiência Florestal da Klabin.

Durante a tarde de campo, os assuntos principais serão a recuperação de nascentes degradadas e a agroecologia. "Estamos satisfeitos com resultados apontados pelo Programa Matas Legais, já desenvolvido há três anos em Santa Catarina. Nossa expectativa é disseminar os mesmos conceitos de desenvolvimento sustentável por meio de seminários como este primeiro aqui no Paraná", afirma Leandro Casanova, engenheiro florestal da Apremavi.

Os participantes do Matas Legais no Paraná contam ainda com o suporte do Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), que tem convênio firmado com a Klabin pelos próximos cinco anos. Esta parceria prevê aquisição de equipamentos e fortalece as atividades de capacitação e assistência técnica no desenvolvimento da atividade florestal.

Sobre o Programa Matas Legais
O Programa Matas Legais auxilia os produtores rurais a planejar suas propriedades de forma adequada, desenvolvendo atividades produtivas sustentáveis de acordo com a legislação. Dessa forma, uma equipe técnica especializada é responsável por ensinar aos produtores conceitos de ecologia e orientar o desenvolvimento atividades como agricultura, ecoturismo e fomento florestal. O resultado é o cumprimento das normas ambientais vigentes e, ainda, a formação de um lugar agradável para se viver e trabalhar.

Sobre o Programa de Fomento Florestal
A Klabin mantém, desde 1984, o Programa de Fomento Florestal, que é parte de sua Política de Sustentabilidade. Ao todo, são 17 mil proprietários fomentados, de 76 municípios de São Paulo, Santa Catarina e Paraná. O programa incentiva o cultivo sustentável de florestas plantadas nas áreas ociosas das propriedades, permitindo a diversificação das atividades produtivas e a geração de uma poupança verde, que gera renda extra para os produtores rurais e suas famílias. O fomento florestal também traz benefícios ambientais, pois as florestas plantadas são recursos naturais renováveis que protegem o solo e contribuem para regularizar o fluxo das águas. Além de fornecer matéria-prima para a Klabin, o fomento disponibiliza madeira para usos industriais. Além do apoio da Klabin, a iniciativa conta com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Plantio Comercial e Recuperação de Florestas (Propflora), modalidades de financiamento em que a Klabin se torna avalista dos produtores rurais.

Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora, exportadora e recicladora de papéis do Brasil. É líder na produção de papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras. Fundada há 109 anos, possui 17 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina. É pioneira no setor de papel e celulose no Brasil a ter suas florestas e seus processos produtivos certificados pelo FSC (Forest Stewardship Council), confirmando que a empresa desenvolve suas atividades dentro dos mais elevados padrões socioambientais.

Sobre a Apremavi
A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), é uma instituição sem fins lucrativos fundada em 1987. Assume o papel de vanguarda no que se refere aos problemas ambientais do Estado de Santa Catarina, apontando agressões ambientais e tomando iniciativas para solucioná-las por meio de ações educativas, produção de mudas florestais nativas, projetos de reflorestamento e recuperação de áreas e práticas de agricultura orgânica.

Pin It on Pinterest