Floresta com Araucárias um símbolo da Mata Atlântica a ser salvo da extinção, é a mais nova publicação da Apremavi. Com 82 páginas e autoria de João de Deus Medeiros, Marco Antônio Gonçalves, Miriam Prochnow e Wigold Berltodo Schäffer o livro conta a história destas florestas que já chegaram a cobrir mais de 40% do território catarinense e que atualmente estão reduzidas a menos de 3%.
Também chamada de Floresta Ombrófila Mista ou Mata de Pinhais, a Floresta com Araucárias, que faz parte do domínio da Mata Atlântica, recobria originalmente 40.807 km2 de Santa Catarina, constituindo, assim, sua principal tipologia florestal. É caracterizada pelo predomínio da Araucaria angustifolia, popularmente conhecida como pinheiro-brasileiro ou pinheiro-do-paraná, que chega a responder por mais de 40% dos indivíduos arbóreos existentes nesse ecossistema.
Pouco mais de um século de exploração econômica sem planejamento levaram essa rica e singular floresta a uma situação de visível decadência biológica. No território catarinense, assim como no Paraná e Rio Grande do Sul, os outros estados que acolhiam grandes extensões desse ecossistema, são evidentes os reflexos da excessiva e irracional exploração madeireira de suas principais espécies arbóreas. A fisionomia primitiva da Floresta com Araucária no Estado foi substituída, em sua maior parte, por pastagens e reflorestamentos homogêneos feito com espécies exóticas. Os raros remanescentes florestais nativos, que hoje perfazem entre 1 e 2% da área original em Santa Catarina, são de reduzidas dimensões, encontram-se isolados e com evidentes alterações estruturais.
Ações de proteção e recuperação da Floresta com Araucárias são extremante importantes e necessárias, sendo que o livro aponta para uma série delas.
O lançamento do livro aconteceu no dia 18 de fevereiro em Atalanta, no auditório do Parque Mata Atlântica, com a participação de mais de 100 pessoas, que tiveram o prazer de também acompanhar o lançamento do DVD "Barra Grande – a hidrelétrcia que não viu a floresta" e ouvir as palestras do Professor Dr. João de Deus Medeiros da UFSC e da Dra. Vânia Mara dos Santos, do Instituto Guardiões da Natureza do Paraná.
O livro pode ser adquirido junto ao escritório da Apremavi. Pedidos: info@apremavi.org.br