Aconteceu no dia 21 de setembro, no município de Imbuia (SC), uma comemoração alusiva ao dia da árvore. A idéia inicial para realização do evento em Imbuia partiu do prof. Ney Germano Stolf, grande entusiasta do meio ambiente, parceiro da Klabin no plantio de eucalipto e junto com a equipe do Matas Legais está colocando em prática a restauração de matas nativas em sua propriedade, cujo planejamento é o plantio de aproximadamente 10.000 árvores.

O evento contou com participação do grupo teatral Choupana, do município de Lages (SC) e a peça apresentada, entitulada ‘Água2 Ó…’, teve como objetivo sensibilizar os estudantes sobre a importância da água. O espetáculo teve duração de aproximadamente uma hora, e viu-se no semblante das crianças uma grande atenção. A trama gira em torno de dois amigos, que o tempo todo entram em conflito em decorrência da falta de água. Enquanto um dos amigos tinha água para matar a sua sede, o outro passava sede, dessa forma a confusão entre os dois sempre estava presente. Por fim, a trama revela a importância da solidariedade nessa hora, e os dois amigos experimentam a sensação da partilha. Daí pra frente existe a percepção de que a água é um essencial recurso natural para a vida, deve ser bem cuidado e administrado e seu acesso deve ser concedido a todos.

Ao final, os 150 estudantes da Escola Básica Municipal Professora Umbelina Lorenzi e Escola Municipal Alto Rio dos Bugres da localidade de Nova Alemanha, receberam uma muda de árvore nativa frutífera, juntamente com uma cartilha e um joguinho de trilha com temática ambiental do Programa Matas Legais. O evento foi mais uma das atividades de educação ambiental desenvolvidas através do Programa Matas Legais, iniciativa da parceria entre Klabin e Apremavi.

Agradecemos a todos que contribuíram para que esse evento pudesse ser realizado, numa data bastante importante, o dia da árvore. Lembramos que, das árvores, muitos benefícios nos são concedidos: sombra, ar puro, regulação do clima, conservação das águas, frutos, madeiras, papel, moradia, etc.
Para encerrar essa matéria não podemos deixar de mencionar essas nobres palavras:

Oração da Árvore      

Antes de erguer o braço contra mim, querendo ferir-me, pense: Deus me ajude a crescer sem que, para isso, seja preciso molestá-lo. Afinal ofereço-lhe a sombra, que o protege do sol. Minhas flores e frutos são o seu alimento, o bosque em que vivo é fonte de saúde e lazer. Assim como você vende a minha madeira, juntando riquezas, minhas folhas adubam suas plantações. O papel do seu jornal vem do meu lenho. Eu, que agasalho, sou a viga que sustenta seu telhado, a toalha de sua mesa e o lençol em que repousa o seu cansaço. Até ao morrer, você precisa de mim. É assim. Meus galhos alimentam o fogo e, com ele, você assa o pão.
Porém, tenho medo do fogo. Proteja-me.
Eu sou o símbolo de força e liberdade, sou sua melhor e mais fiel amiga.
Mas se você não me ama, como mereço, não sou nada.
Defenda-me.

"Estas palavras foram encontradas, inscritas numa tábua, em meio a um bosque da costa Espanhola."

Oração da Árvore extraído de:  http://www.gensmedianeira.com.br/escotismo/Deus/oracao_arvore.htm

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest