Para fechar o cronograma oficial do Programa Trainee em Meio Ambiente da Fundação O Boticário de Proteção à Natureza, ocorreu do dia 05 a 10 de dezembro de 2004, o 5º e último encontro de trainees que teve uma programação bem variada, incluindo atividades em grupo, palestras com consultor convidado, além de viagens à campo para conhecer experiências práticas de ONG´s e empresas que atuam fortemente na questão ambiental. A pergunta que orientou os trabalhos da semana foi "para onde vou?" visando discutir as possibilidades e oportunidades tanto em nível pessoal como profissional, evidenciando a importância dos trabalhos no 3º setor.

Este último encontro teve suas atividades concentradas no Hotel Holiday Inn em Santa Felicidade (Curitiba – PR), com o resgate de atividades realizadas durante todo o ano e palestras com o consultor Antônio Prado, que abordou o tema "visão de futuro" nos dois últimos dias de atividades. Durante a semana foram visitadas as ONG´s Rã-Bugiou, em Guaramirim, e Apremavi, em Atalanta, ambas em Santa Catarina.

Em Guaramirim, os trainees puderam ver um pouco do histórico da entidade e um pouco das experiências na área de Educação Ambiental utilizando os anfíbios como ferramenta de trabalho, com palestra ministrada pela educadora Elza Nishimura Woehl e pelo físico Germano Woehl, casal fundador da entidade.

Em Atalanta, quando passaram pela Apremavi, os trainees escutaram a presidente da entidade Miriam Prochnow contar das experiências da Apremavi, em participar ativamente na área de políticas públicas, além de conhecer um pouco do histórico da entidade. O vice-presidente Urbano Schimitt também esteve presente, acompanhando todas as atividades e explanando um pouco sobre a importância das ações locais da Apremavi. O coordenador de projetos, Edegold Schäffer, conduziu a visita no viveiro e área demonstrativa piloto do Projeto de Enriquecimento de Florestas Secundárias. Também se visitou o Parque Mata Atlântica, cuja gestão está está sendo feita pela Apremavi desde final de novembro.

Voltando para Curitiba, encerrou-se a etapa de visitas na empresa O Boticário, em São José dos Pinhais, com palestra do Engenheiro Químico Celso Valério Antunes, enfocando a Gestão Ambiental da Empresa O Boticário. Na sexta-feira à noite, os trabalhos se encerraram com a solenidade de formatura da primeira turma de trainees, com presença de vários tutores e toda a equipe coordenadora do Programa.

Miriam Prochnow faz palestra sobre Políticas Públicas

Pin It on Pinterest