Nos dias 17 e 18 de julho de 2008, aconteceu em Canoinhas (SC), a I Reunião do Fórum Regional do Diálogo Florestal PR e SC. A Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), que faz parte do Conselho de Coordenação do Diálogo Florestal Nacional (para Mata Atlântica e Pampa) se fez presente com a participação de Edegold Schäffer, presidente da Apremavi e Edilaine Dick, coordenadora de projetos.

A reunião foi coordenada por Miriam Prochnow, coordenadora de políticas públicas da Apremavi e atual Secretária Executiva do Diálogo, e por Miguel Calmon da TNC. A logística do evento contou com o apoio da Rigesa, da Klabin e do próprio Diálogo.

A organização de Fóruns Regionais é um das ações da segunda fase do Diálogo Florestal para Mata Atlântica e Pampa, que tem como objetivo envolver organizações ambientalistas e empresas do setor florestal, para o desenvolvimento de uma visão comum entre os mesmos em prol da conservação da biodiversidade. A primeira fase do Diálogo Florestal aconteceu durante o triênio 2005-2007. Os resultados desta fase podem ser conferidos no livro “Sementes do Diálogo”. A segunda fase iniciou em 2008 e nos dias 12 e 13 de junho aconteceu o primeiro encontro da segunda fase, em Brasília (DF). O relatório deste encontro pode ser acessado em anexo a esta matéria.

Além de referendar localmente critérios aprovados no Diálogo Nacional, os Fóruns Regionais tem como objetivo a execução de projetos de preservação e restauração dos ambientes naturais, envolvendo os dois setores. O evento contou com a participação de 34 pessoas, representando 10 ONGs ambientalistas, 08 empresas, 02 associações de empresas e 01 meio de comunicação.

Ao final do primeiro dia foram instituídos três Grupos de Trabalho, para discutir e encaminhar ações sobre os seguintes temas prioritários: fomento florestal, planejamento da paisagem e projeto piloto. No segundo dia foi realizada uma visita técnica à Rigesa, onde foram observadas áreas de colheita e um experimento relacionado à conservação da água. O II encontro do Fórum Regional PR-SC acontecerá nos dias 06 e 07 de novembro de 2008, na sede da Apremavi em Atalanta (SC).

Participantes e Instituições

Marco Brito – Rigesa
Antonio Tsunoda – Rigesa
Eduardo A. D. Mota – Rigesa
Janaína A. Barros – Rigesa
Carlos José Mendes – Klabin
Ulisses R. de Andrade – Klabin
Daniela Brioschi – Masisa
Sergio L. Bostchmann – Adami
Olindo João Piacentini – Adami
Mármon Canestraro Nadolny – Renova Florestal Ltda
Carlos Cezarini Neto – Comfloresta
João Garnica – Celulose Irani
Denis Baialuna – Celulose Irani
Dieter Liebsch – Remasa Reflorestadora
Vagner Putton – Remasa Reflorestadora
Roberto Gava – APRE – FIEP
Marílio Caron Neto – ASBR – Bracelpa
Miguel Calmon – TNC
Cláudio Klemz – TNC
Miriam Prochnow – DFMAP – Apremavi
Edegold Schäffer – Apremavi
Edilaine Dick – Apremavi
Franco Adriano Werlang – Fundação Gaia – FEEC
Dailey Fischer – Instituto Mater Natura
Flávio Bonilauri – Instituto Mater Natura
Francisco Putini – Preservação
Rudi Ricardo Laps – Acaprena
André Rocha Ferretti – Fundação O Boticário
Clovis Schrappe Borges – SPVS
Sandro Coneglian – SPVS
Denílson Cardoso – SPVS
Silvia R. Ziller – Instituto Hórus
Antônio Odilon Macedo – Revista Expressão – ABCE
Manuela Diamico – Intei

Participantes da reunião em Canoinhas

Pin It on Pinterest