No dia 06 de outubro de 2015 aconteceu, no Centro Ambiental Jardim das Florestas da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (Apremavi), o Seminário de encerramento do projeto Araucária. O evento contou com a participação de 67 pessoas, entre agricultores, lideranças comunitárias, instituições parceiras, alunos, professores, técnicos e colaboradores da entidade. O seminário contou também com a presença da representante da Petrobras, que é a responsável pelo acompanhamento do projeto junto ao órgão patrocinador.

A programação teve como objetivo apresentar os resultados alcançados durante os dois anos de execução do projeto, a apresentação para o público do vídeo “Projeto Araucária – Conservando e Recuperando a Mata Atlântica” e a oportunidade de ter um momento de integração, discussão e troca de experiências entre agricultores, parceiros e executores.

O vídeo conta toda a história do projeto e é uma importante ferramenta de conscientização, pois traz informações sobre a importância da Floresta com Araucárias, os principais problemas ambientais e mostra ainda como é importante plantar árvores para garantir o futuro do planeta e das novas gerações.

O material foi produzido com apoio do público participante do projeto, que contam as suas histórias e formas de participação no projeto através de entrevistas e ainda sobre porque plantam árvores.

O pré-lançamento do vídeo ocorreu no dia 29 de julho de 2015, com uma exibição para funcionários, colaboradores e também para os participantes da Rede Gestora do Corredor das Araucárias, que estavam no Centro Ambiental participando de uma oficina.

O vídeo está disponível no canal Youtube da Apremavi.

O Projeto Araucária é executado pela Apremavi, e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental do Governo Federal. Durante a execução do projeto, importantes parcerias foram consolidadas com a Amavi, Fatma, SPVS, Unochapecó, Grimpeiro, ICMBio, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Terezinha, Mater Natura, Cooptrasc, Epagri e prefeituras dos municípios envolvidos.

Ao longo dos dois anos, o projeto proporcionou a doação de 231.730 mudas para agricultores, 59.040 para plantios em UCs e 31.375 mudas doadas para ações de educação ambiental e outras finalidades.

Rosana Samp Pomarolli, agricultora participante do projeto, ao se despedir, parabenizou a equipe da Apremavi pelo empenho e dedicação nos trabalhos desenvolvidos e sente-se feliz por fazer parte do projeto.

Alunos e professores das escolas municipais de Atalanta, a E.M.E.F. Vila Groop e a E.M.E.F. Ribeirão Matilde também contribuíram com o evento expondo os seguintes projetos: Conhecer para cuidar melhor e Adotando um córrego – memórias do nosso ribeirão. Os trabalhos demonstram a importância da preservação dos recursos naturais para manutenção da vida e para melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Encerrando o evento os participantes tiveram um momento de confraternização com um delicioso almoço colonial.

{%GALERIA%}

Pin It on Pinterest