­­De 26 a 29 de novembro de 2012, aconteceu em São Paulo (SP) o IV Congresso Internacional de Pagamento por Serviços Ambientais – Avaliação de Impacto e Monitoramento Socioeconômico Ambiental, com o foco em resultados diretos e indiretos nos incentivos aos serviços ambientais. O congresso foi uma realização da RediPasa, Vitae Civilies, TNC, Florest Trends e Governo do Estado de SP.

Com a participação de mais de 300 pessoas de 12 países, o congresso contou com uma intensa agenda de palestras, que trouxeram aos participantes modelos de PSA implantados pelo mundo e pelo Brasil. Contou com a presença de Oscar Sanchez da FONAFIFO, Costa Rica, que falou sobre o tema “A evolução do modelo de arranjo institucional" no programa de PSA na Costa Rica, um dos primeiros programas de PSA no mundo. O evento também abordou temas como: mecanismo de financiamento, metodologias de PSA, monitoramento e aspectos legais.

A organização do congresso também oportunizou aos participantes, saídas de campo para conhecerem duas iniciativas de PSA, uma delas, o projeto Conservador das Águas, em Extrema (MG), que é originário de Lei Municipal onde regulamenta o Pagamento pelo serviço ambiental e o Projeto Oásis em São Paulo executado pela Fundação Boticário desde 2006, com o pagamento  de serviço ambiental a proprietários rurais com área natural conservada.

Paralelamente ao congresso aconteceu à primeira assembléia da comunidade de Aprendizagem em PSA, que contou com a presença de 80 participantes. Nessa assembléia foi apresentada à comunidade de aprendizagem, sua estrutura administrativa e os próximos passos da comunidade. A comunidade de PSA tem o objetivo de aproximar e provocar a troca de experiências entre pessoas e projetos de PSA pelo Brasil e também no mundo.

A Apremavi participou do congresso expondo em forma de pôster o seu projeto de PSA com o tema “Alto Vale do Itajaí – um mecanismo inédito baseado na parceria público-privado para a sustentabilidade”. O pôster foi apresentado por Edinho Pedro Schaffer, um dos técnicos do projeto. Mais de 20 projetos apresentaram seus trabalhos em diferentes temas ligados ao PSA.

Pin It on Pinterest